A legalização do porte de armas tornou-se um tema muito discutido nos últimos dias, principalmente quando boa parte da população acredita que, (Sem vírgula) pôr em vigor um código que legalize a deslocação de armas de fogo por qualquer cidadão registrado, seja a saída para a resolução de um impasse tão prejudicial que é a violência no Brasil. (Especife mais, apresente as discussões que serão desenvolvidas ao longo do texto)
Dados fornecidos pela revista Veja, (Sem vírgula) asseguram que países como o Japão, onde o porte de armas é terminantemente proibido, os índices de violência chegam a 0,3 homicídios para cada 100 mil habitantes, o que comprova a teoria do desarmamento. No entanto, para refutar tal ideia, um dado interessante, também fornecido pela revista Veja, comprova que em Honduras, país mais violento do mundo, as taxas chegam a ser de seis armas para cada 100 habitantes. Tais informações comprovam que o problema não é o armamento em si, mas levando em consideração que o japão é um país com uma das melhores taxas de educação do mundo, pode-se afirmar que o melhor combate á a violência, (Sem vírgula) é o investimento na educação; (Ponro final)
É complicado afirmar que (Evite esse tipo de construção) a legalização do armamento livre seja a saída para o Brasil, pois parte do povo brasileiro tem, culturalmente falando, tendências violentas, pois vê-se mortes por brigas de trânsito, ou por motivos fúteis que poderiam ser sanados com simples diálogos, mas que o cidadão brasileiro opta para agressão (Reestruture esse período). Logo, a legalização do transporte porte de armas poderia ocasionar grande aumento nas taxas de homicídio e assaltos.
Portanto, para solucionar tais problemas, e para que haja um fim neste cenário violento na sociedade brasileira, o principal passo a ser tomado pelo governo é uma melhora na educação, de forma que haja uma modificação na infraestrutura social e cultural do nosso país (Que tipo de melhora? Especifique no texto). O aprimoramento da fiscalização nas vias da alfândega, ou no tráfico ilegal de armas (Vírgula) seria de grande importância, considerando que boa parte das armas contrabandeadas atravessam as fronteiras de forma escondida e superficial. Investimento em projetos de conscientização e reeducação com incentivo á à práticas sociais e acadêmicas, pois se alguém se ocupa com projetos extracurriculares nas escolas e fundações filantrópicas dos quais faz parte, não precisará gastar tempo matando e roubando. Um país com educação é um país rico.
Comentários do corretor
Os argumentos apresentados no texto são pertinentes, porém precisam ser reestruturados e desenvolvidos a partir de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |