Armas, ter ou não ter? (Evite esse tipo de construção) Vemos (Evite primeira pessoa) em telejornais muitas notícias de crianças que se machucaram ao manusear uma pistola, até mesmo em novelas isso é retratado, ou alguém que invadiu uma escola e matou estudantes em salas de aula, como aconteceu nos Estados Unidos recentemente e há um tempo no Brasil, no Estado de Goiás. (Reestruture o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Há um tempo, no Brasil, ocorreu um referendo perguntando se a população era contrário ou favorável à proibição de vendas de armas de fogo, muitos foram contrários, e venceram, por entender que é um direito possuir uma. (Reestruture as ideias desse parágrafo)
Armas só devem ser liberadas se comprovado, através de psicotestes e cursos de tiro, que o indivíduo possui aptidão para isso. (Reestruture)
Vale lembrar que é obrigação do Estado fornecer segurança para a população, mas, infelizmente, isso não vem acontecendo como o esperado. O Estado do Rio de Janeiro recebeu auxílio do exército para combater a violência, o mesmo (Só use quando houver ideia de igualdade) já aconteceu no Espírito Santo e Ceará evidenciando o descaso do governo com a população.
Concluímos (Redundância; evite primeira pessoa) que proibir a população de ter posse de arma é um retrocesso (Essa ideia não foi desenvolvida no texto), pois ter a posse vai auxiliar na defesa de seu patrimônio e, tomando os devidos cuidados (Vírgula) elas não representarão os riscos como são mostrados nos telejornais que dependem de tragédias para ter audiência. (Reestruture. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, uma vez que apresenta problemas. Além disso, elabore um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |