Equidade um direito humano - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 27/02/2018

Status:

Corrigida
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O Brasil possui a 6° maior população absoluta do mundo sendo composta por 51% de mulheres. Haja vista que pelo resquício de uma sociedade patriarcal (Desenvolva a ideia de patriarcal no texto) as crianças são expostas a escolhas predeterminadas (Vírgula) reproduzindo cada vez mais distinção entre os gêneros (Vírgula) uma vez que o sexo feminino não só lidera a população absoluta, mas também os casos de feminicídio.

Uma vez que é imposto padrões pré-determinados as crianças, como o pensamento de que garotas só utilizam rosa e garotos azul (Vírgula) ou até mesmo na escolha de brincadeiras (Vírgula) as distinções entre os gêneros se tornam cada vez mais discrepantes prejudicando o desenvolvimento infantil e o processo de pensamento crítico (Vírgula) limitando-as a uma realidade moldada pela sociedade e impedindo de tomar as próprias decisões. (Reestruture)
 
A predeterminação patriarcal da sociedade sobre o modo de criação das crianças é responsável pela desigualdade entre gêneros em consonância com o pensamento machista que torna o Brasil o 5° país com mais casos de feminicídio no mundo; (Ponto final) O machismo tem como base a objetificação feminina levando os homens a um pensamento de superioridade o qual reflete refletindo no ambiente de trabalho onde mulheres sofrem assédio moral e ganham cerca de 30% menos que os homens fazendo a mesma atividade (Vírgula) e mesmo possuindo em muitos dos casos mais escolaridade. (Reestruture)

Desse modo, é necessário uma nova maneira educacional proporcionando as crianças maior liberdade de expressar sua personalidade, medidas como cursos preparatórios aos professores para introduzirem a equidade entre os gêneros diminuiria a ocorrência de atitudes machistas (Ponto final) Outrossim como leis mais rígidas que obrigam empresas a possuírem os mesmos salários para ambos os gêneros (Vírgula) assim como medidas de punições de assédio moral e uma maior responsabilidade estatal para a proteção policial as mulheres em casos de agressões e violência doméstica (Ponto final) Convém lembrar ainda que a equidade é (Vírgula) antes de tudo (Vírgula) um direito humano.
 

Comentários do corretor


Reveja pontuação. Além disso, resstruture os argumentos apresentados no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200