Devido à cultura patriarcal existente na nossa sociedade, o homem sempre foi visto como provedor do lar, sempre obteve as melhores oportunidades quando o assunto é mercado de trabalho (Reestruture esse período). Porém, visto que a vida moderna necessita de mais trabalhadores e a renda familiar também precisa ser maior, é indispensável contarmos com a mão de obra feminina, esta que até algum tempo atrás, (Sem vírgula) era apenas cuidadora do lar. (Reestruture as ideias do parágrafo de introdução)
A mulher atual continua com seus afazeres domésticos, educação dos filhos e ainda consegue conciliar tudo isso com trabalhos externos, e em meio a tanto desgaste, (Sem vírgula) possui salários menores que dos homens, mesmo sendo multitarefas. A colocação da posição da mulher como inferior ao homem é preocupante neste cenário, considerando que não é apenas a questão do dinheiro, mas também da representação delas na sociedade. (Reestruture)
Para diminuir tamanha desigualdade notada de forma geral em todo o planeta, a Islândia criou uma lei no início do ano para que seja obrigatória a equiparação de salário entre homens e mulheres, um exemplo a ser seguido, já que a imposição de uma lei tem mais efeitos. Por mais que estudos comprovem que diminuiu a desigualdade gênero nos últimos anos, ainda é preocupante toda esta diferença, principalmente no Brasil, que aumentou no último ano, um fator preocupante, é a baixa representatividade política feminina no Brasil (Reestruture esse período).
Portanto, podemos pode-se usar o exemplo islandês, e cobrar das nossas autoridades, (Sem vírgula) leis que sejam favoráveis às mulheres e a necessidade de igualdade não apenas de salários, mas de representação e opinião que seja tão importante quanto dos homens. Uma sociedade mais justa é criada com a colaboração de todos independente do gênero que seja referido. (Proposta de intervenção desenvolvida de modo superficial)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas no texto precisam ser mais desenvolvidas. Além disso, elabore um projeto de texto para auxiliar na organização das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |