Luta por Igualdade - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 27/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É indubitável que o sexo feminino é alvo de desigualdade. Nesse contexto, em decorrência da vulnerabilidade das mulheres, em quê que são consideradas inferiores aos homens, além de terem uma visão arcaica de quê que o seu único papel na sociedade é o lar, entre outros fatores, o preconceito tem ultrapassado os campos físico e moral gerando irreparáveis danos para as mesmas (Use somente quando houver ideia de igualdade).

Não obstante antiga (?) a ideia filosófica e sociológica de Karl Marx se identifica no campo hodierno, haja vista a luta das mulheres decorrente da inferiorização. Assim, a busca pelo empoderamento da mulher nas relações de trabalho é evidente, uma vez que, (Sem vírgula) ainda com a ocupação de algumas mulheres para realizar o mesmo tipo de trabalho dos homens, padecem com a diferença salarial, o preconceito, em que são discriminadas tanto por serem mulheres, quanto por serem negras, e dupla jornada que se estende ao volta para a casa e realizar as suas tarefas. (Reestruture)

Na sociedade antiga, as mulheres viviam sobre os domínios do homem, ou seja, eram submissas a eles, além de satisfazerem os seus desejos, ainda tinham que cuidar da casa e dos filhos. Em contrapartida, para mudas esse tipo de visão, surgiu o feminismo para equiparar os dois sexos, e assim a mulher ganhar ainda mais espaço em todos os aspectos, já que as mulheres do século XXI são mais independentes, não satisfazem aos caprichos do homem, e conseguem equilibrar a sua vida profissional com as atividades da casa. (Argumentos pertinentes ao tem, mas precisam ser reestruturados)

É evidenciada a desigualdade de gênero que permeia a população canarinha, mesmo após séculos de sistemas patriarcais propriamente ditos, em que precisa ser combatida (Ideia não desenvolvida anteriormente). Cabe ao Ministério da Cultura desenvolver campanhas publicitárias que estimulem o respeito a igualdade de direitos, como forma de garantir a coletividade do corpo social. Assim, a sociedade brasileira poderá garantir o exercício da cidadania de todos os setores sociais e, finalmente, (Sem vírgula) ultrapassar antigos paradigmas. (Proposta superficial)

Comentários do corretor


Os argumentos apresentandos no texto são pertinentes ao que propõe o tema, no entanto precisam ser reestruturados. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200