De acordo com Aristóteles, a base da sociedade é a justiça. No Brasil, há um desafio no que diz respeito à equidade de gênero, ou seja, existe uma iniquidade entre os direitos e deveres de homens e mulheres. A posição inferior que foi imposta à mulher pela nossa sociedade perdura até a contemporaneidade, e através dessa imposição, desencadeou-se a desigualdade política, social e econômica entre homens e mulheres. Destarte, a ascensão da participação feminina na sociedade está em progresso, e é imprescindível.
À vista disso, a diferença de direitos entre os homens e mulheres é nítida quando se percebe, por exemplo, no âmbito profissional, ainda que ambos façam o mesmo serviço, a tendência é de a mulher ganhar em média 30% a menos que o homem. Além disso, o número de posses femininas em cargos de alto escalão, ministérios principalmente, era de 26% no ano de 2014 e diminuiu para 15% em 2015 no Brasil, de acordo com a pesquisa feita pelo Fórum Econômico Mundial (WEF). (Desenvolva mais os fatos apressesntados no texto)
Ademais, mesmo com a desigualdade de gênero vigente na nossa sociedade, principalmente na esfera econômica e política, de acordo com a pesquisa feita pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), produzida em 2017, o Brasil conseguiu diminuir a diferença de gêneros na saúde e na educação, indicando um pequeno avanço. (Desenvolva mais)
Por conseguinte, para que exista a equivalência social entre homens e mulheres, ou seja, mesmos direitos, deveres, privilégios e oportunidades de desenvolvimento na nossa sociedade, é necessário uma mudança cultural. Cabe ao Ministério da Educação (MEC) desenvolver medidas que promovam debates sobre a importância do empoderamento feminino e a igualdade de gênero em escolas, assim como o legislativo aprove uma lei que obriga à igualdade no salário para todas as empresas privadas e nos setores públicos. Além disso, que a mídia, como um veículo importante de divulgação e influenciador, seja mais ativa no papel de representar as mulheres, defendendo a equidade de gênero. (Desenvolva mais a proposta, pois está superficial)
Comentários do corretor
Ótimos argumentos, mas precisam ser mais desenvolvidos no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |