Por vários séculos, a cultura ocidental, na qual a sociedade brasileira se insere, esteve estruturada numa hierarquia sexual e de gênero que impunha às mulheres um padrão de conduta submisso e limitador da liberdade do seu próprio corpo e seu próprio destino. Com isso, no decorrer da história, o papel social atribuído ao sexo feminino foi sendo delineado para girar em torno da figura masculina, voltado para a vida privada em que se dava a reprodução e criação de homens para a sociedade. Assim, a existência daquelas enquadradas no gênero "mulher" praticamente sempre esteve condicionada à existência masculina. Na análise da escritora e filosofa Simone de Beauvoir, no famoso ensaio "O Segundo Sexo", em termos ontológicos, a tradição patriarcal concebe o ser feminino como relativo, dependente do ser masculino, que é absoluto. Logo, a inteligência, sensibilidade e tudo aquilo que a filosofa norte-americana Judith Butler sintetiza no termo "performance"( hábitos, gestos, escolhas estéticas, etc) das mulheres foram direcionados e formados sob o signo da coadjuvância social. (Excelente parágrafo de introdução. No entanto, sintetize as ideias centrais que serão desenvolvidas ao longo do texto)
Contudo, graças a circunstâncias da história recente e aos movimentos de luta por emancipação e igualdade de direitos protagonizados pelas mulheres, elas têm ganhado cada vez mais autonomia e espaço na sociedade. Porém, a persistência dos pressupostos da citada hierarquia sexual e de gênero continuam produzindo entraves e evidenciando discrepâncias na atual busca das mulheres por conquistar lugares antes exclusivos aos homens. Nessa busca, elas têm que lidar com o fato de ganhar em média salários inferiores aos dos homens, seja porque são desvalorizadas no mercado de trabalho ou por não terem as mesmas oportunidade de ascensão e qualificação profissional. Na sua trajetória acadêmica, não são estimuladas para a produção científica e tecnológica, já que na mentalidade vigente são atividades masculinas. Não obstante (Vírgula) o fato de comporem a população economicamente ativa, grupo essencial para o desenvolvimento econômico e o futuro da Previdência Social, são sobrecarregadas com atribuições dentro do sistema família, instituição esta fundamental para a formação humana das gerações seguintes. E, além de tudo isso, estão sub-representadas na política nacional, o que não só reforça o estereótipo da mulher avessa à vida pública, como tira de sua capacidade decisória questões essencialmente ligadas à sua condição, como a Lei do Aborto, por exemplo. (Ótimos argumentos, mas precisam ser sintetizados e mais desenvolvidos no texto, visto que há um limite de 30 linhas)
Portanto, diante do que foi exposto, é possível concluir que equidade de gênero pressupõe o fim das distinções dos papéis de gênero herdados do passado patriarcal. E isso só pode ser garantido à medida que mudanças culturais e políticas públicas operem conforme o princípio pelo qual homens e mulheres, cisgênero e transgênero, devem ser valorizados como seres humanos igualmente dotados de razão e sensibilidade, bem como avaliados em suas competências individuais, para além das categorias de gênero em que, por escolha própria e não determinismos biológicos. constroem e vivem sua identidade. (?)
Comentários do corretor
O texto apresenta argumentos pertinentes ao tema, no entanto precisam ser sintetizados e desenvolvidos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 700 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |