O absurdo em forma de concreto - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 19/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A sociedade em geral sofre mutações, e o poder público é extremamente responsável por isso. Para suprir essas mudanças, o governo encontra maneiras absurdas de melhoria para a população, A realidade é: os beneficiados são sempre os mais ricos, o que leva a uma revolta da sociedade. O problema das favelas do Rio de Janeiro é justamente o esquecimento do executivo, que em outrora beneficia as classes mais altas.

Pode-se afirmar que nas diversas mudanças pela qual passa a sociedade, o poder executivo é sempre causador de polêmica. A construção de muros nas favelas da cidade do Rio, é mais uma proposta absurda. Afim de separar a área urbana da ambiental, não se vê motivos concretos para se fazer jus a essa extrema decisão. No meio disso tudo, as pessoas que ali moram são as mais afetadas.

Nota-se que as melhorias são necessárias, desde que não afetem diretamente a moral do cidadão, que além de sofrer com a violência e todos os problemas pelo qual passa a população brasileira, tende a passar por mais este constrangimento. Vê-se a exemplos históricos da construção de muros, como o de Berlim, que tanto mau trouxe a população alemã da época, que após a destruição, desenvolveu-se afetada.

Diante do que se expôs, vê-se que por trás da construção desses muros, o interesse fundamental, é a valorização territorial, benefícios empresariais, que são ocultados na idéia ambiental. A sociedade, por sua vez, não tende a ser ajudada de nenhuma forma, aliás não se vê benefício algum pra população, o que nos dias atuais seria de extrema importância, um mínimo de preocupação do poder público.


Cleyton Cledson M. Costa - Arapiraca/AL

Comentários do corretor


1: O correto é apenas outrora.

2: Cuidado com a pontuação. Não se separa sujeito de predicado.

3: Verifique a grafia das palavras. O certo seria mal. Uma dica é tentar trocar pelo antônimo. Se for bom, então usa-se mau. Se bem, usa-se mal.

4: Fique atento ao uso dos pronomes. Eles devem fazer clara referência a um termo (e não a uma ideia) escrito anteriormente.

5: A construção do parágrafo conclusivo deve ser feita com muita atenção, para que as frases não fiquem dispersas ou desconexas. Evite escrever da maneira como pensa e insira ponto final para passar de uma ideia a outra.

Avaliação Geral: Cleyton, seu texto está muito bem disposto, seguindo corretamente a estrutura esperada pela banca examinadora. Suas ideias também seguem um raciocínio bem desenvolvido e demonstram boa compreensão do tema proposto. Evite apenas cometer pequenos erros como os de ortografia e gramática, pois eles também contam valiosos pontos na correção de sua redação. E tente adequar melhor seu texto ao título proposto, pois este elemento norteia a leitura de sua dissertação. No mais, continue praticando que em breve esses pequenos equívocos serão sanados.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 2
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente