Lado a Lado - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 26/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade salarial não existe. Cada profissional ganha o mesmo piso para exercer sua função. Os cargos melhores remunerados são com mais frequência ocupados por homens. Por isso fica a impressão que o homem ganha mais. Os homens (Vírgula) em sua maioria, não aceitam o comando feminino. Com isso é cada vez mais difícil ver a mulher no comando e ganhando mais. (Reveja as ideias apresentadas, uma vez que existem dados que comprovam a desigualdade salarial, o que passa a ser um fato. Apresente a tese)

Para que exista a igualdade dos gêneros nos postos de chefia, será preciso uma maior união feminina, que elas se unam e pleiteiem junto às empresas mais oportunidades para também assumirem os cargos mais altos. A diferença entre os gêneros é que a mulher busca a igualdade, (Sem vírgula) e o homem quer sempre ser mais poderoso que ela. Se ela comanda, ele se sente inferior. Se ele comanda ela se sente normal. (Reestruture)

A tecnologia vem mostrando que cada vez mais, (Sem vírgula) estamos (Evite primeira pessoa) na era da inteligência, com isso cada vez mais a força física será menos usada, logo, a capacidade intelectual é mais exigida, assim os gêneros ficarão em pé de igualdade. E cada um que se prepare melhor para disputar o mercado de trabalho devidamente preparados e capacitados. (Evite esse tipo de construção. Apresente fatos e desenvolva no texto)

A exigência do comando masculino é do mercado patriarcal, quase todos os setores profissionais são representados por homens. O que tem que mudar é a preparação da mulher. Quando ela aparecer com um currículo invejável e cheia de experiência, logo, não existirá empresa que negue a sua oportunidade. A mulher deve se capacitar cada vez mais para ela transformar o mercado em um lugar mais igual. Onde ambos os sexos caminhem juntos, lado a lado, nem na frente, nem atrás. Só equilibra a balança da igualdade quando estiverem ombro a ombro. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja os argumentos apresentados e desenvolva mais. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200