- Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 24/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os ideais iluministas serviram de base para o fortalecimento de movimentos sociais, como por exemplo o feminismo (Vírgula) que no Brasil,  (Sem vírgula) questionou as contradições existentes na sociedade. Entretanto, a luta pela equidade de gênero é uma problemática que ainda persiste na contemporaneidade,sendo perceptível principalmente na área política, bem como, (Sem vírgula) no mercado de trabalho.

A herança cultural machista (Desenvolva essa ideia no texto) gerou um cenário de forte desigualdade, em especial, (Sem vírgula) na área política. Essa baixa participação contribuiu para que o Brasil caísse no ranking que avalia o empoderamento político das mulheres. No governo atual, por exemplo, as mulheres ocupam apenas 4% dos cargos ministeriais. Tendo em vista que a capacidade é um aspecto inerente ao ser humano, é injusto que a lacuna das desigualdades continuem a se expandir. (Reestruture os argumentos)

Ademais, pode-se observar no mercado de trabalho a disparidade salarial entre homens e mulheres. A entrada tardia das mulheres no mercado estão entre os fatores que contribuíram para tais diferenças. Além disso (Vírgula) essa cultura social (Qual?) inibe as mulheres de cargos de confiança, mesmo quando elas são capacitadas. Desse modo, a participação vai caindo conforme aumenta o nível hierárquico. (Reestruture)

As disparidades injustificáveis, portanto, devem ser corrigidas visando um tratamento justo. Para isso, é necessário que a Secretaria de Comunicação do Governo juntamente com a mídia (Vírgula) estimule o desenvolvimento de lideranças femininas na política .Ademais, é fundamental que haja uma lei que legalize a políticas de remuneração, (Sem vírgula) para que sejam iguais. Dessa forma, ao empoderar as mulheres (Vírgula) o Estado não apenas estará garantindo a equidade de gênero (Vírgula) como também fortalecendo a economia. 

Comentários do corretor


Os argumentos são pertinentes ao tema, mas precisam ser mais desenvolvidos ao longo do texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200