O problema da desigualdade salarial no Brasil entre homens e mulheres é o machismos. Com isso as mulheres nunca chegam ao topo, ao cargo mais bem remunerado, os homens não aceitam o comando feminino. Assim, para não ter conflito os empresários preferem colocar homem nos postos mais bem remunerados das empresas. (Desenvolvimento muito superficial. Desse modo, reestruture o parágrafo de introdução)
A força feminina é tão eficaz em qualquer cargo quanto a masculina. Mas até para chegar ao comando de uma grande empresa, (Sem vírgula) é mais difícil para a mulher. Com isso só poucas conseguem chegar a grandes salários. Só existe uma profissão feminina que ganha mais dinheiro que a masculina, a de modelo, essa profissão as mulheres ganham muito bem. Tem carreira curta, mas podem se aposentarem ricas e investirem em outra profissão. Um jogador de futebol pode ganhar milhões, já uma jogadora, mesmo a melhor do mundo como Marta não ganha igual. (Reestruture)
Para que essa balança se equilibre é preciso que a sociedade se mobilize e debata mais sobre a força da mulher no mercado de trabalho, para ensinar ao homem que não se trata de poder e sim de capacidade profissional. Se uma mulher chegar ao topo é por pura competência, e capacidade não tem sexo tem trabalho. (Reestruture)
A mulher precisa de mais representação politica na sociedade. É necessário que tenha as mesmas oportunidades em todas as profissões. Sempre falam, (Dois pontos) " atrás de um grande homem há sempre uma grande mulher", vejam o peso do machismo nessa frese frase (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). Onde a frese frase deve ser refeita urgente. E escrever assim. Do lado de um grande homem há sempre uma grande mulher. A mulher não deve andar na frente, nem atrás, mas do lado! Ela não quer ser maior nem menor. Só quer ser igual! A igualdade dos gêneros só se consegue sendo verdadeiramente igual. E isso não tem nada a ver com poder e sim com justiça. Só haverá essa transformação quando a sociedade brasileira for justa. (Reformule esse parágrafo. Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Evite construções clichês no texto. Além disso, desenvolva os argumentos apresentados no texto, pois estão limitados. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |