A busca pela igualdade de gênero está presente na sociedade há muitos anos. Porém, mesmo com tantas revoluções e movimentos sociais, ainda existe uma notável desigualdade em relação a salário, ocupação e participação na sociedade entre homens e mulheres. Diante disso, tal assunto merece ser discutido.
O estereótipo de sexo frágil atribuído ás as mulheres é um termo pejorativo e preconceituoso. Há muito tempo a mulher deixou de ser dependente do homem, a sua busca por autonomia e liberdade tem sido constante e, muitas vezes, tem gerado bons resultados. Mesmo com tantas conquistas, ainda existe a desigualdade de gênero no país, uma vez que mulheres tem remuneração inferior a dos homens mesmo ocupando o mesmo cargo, também, (Sem vírgula)existem casos onde no qual não podem exercer certas funções que na teoria são destinadas somente a pessoas do sexo masculino e não tem uma melhor participação na sociedade. (Reestruture os argumentos)
As consequências da desigualdade de gênero são muitas, como a disseminação de preconceitos, desvalorização da mulher e o fortalecimento do machismo. Mesmo que em pequenas proporções, essas consequências podem prejudicar a qualidade de vida da mulher, como exemplo disso, pode haver a restrição a empregos e consequentemente prejuízos na economia. (Desenvolvimento limitado)
Diante disso, cabe ao Estado zelar pela integridade da mulher, criando leis que priorizam a igualdade de gênero, (Ponto final) Também, (Sem vírgula) cabe a esfera social a valorização do sexo feminino e cabe a mídia vincular informações acerca da importância da mulher na sociedade brasileira. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
O texto apresenta discussões pertinentes ao tema, no entanto precisam ser reestruturadas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |