Machismo que subestima até no mercado de trabalho - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 21/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se fala acerca da igualdade entre homens e mulheres. O feminismo é um tema já conhecido para muitas pessoas, amplamente comentado na internet, entretanto, ainda pouco alcançado para muitas mulheres. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)

Sabe-se que homens e mulheres nunca obtiveram igualdade entre si, já que pessoas do gênero feminino sempre foram vistas como inferiores, frágeis destinadas a cuidar de sua famílias e realizar tarefas domésticas. Esta situação permaneceu assim por muito tempo, (Sem vírgula) no Brasil. Porém, as mulheres foram ganhando mais espaço na mídia, mercado de trabalho e até mesmo na política. (Desenvolvimento limitado)

Com o passar dos anos, algumas coisas mudaram, mas infelizmente muito ainda precisa ser modificado, como o fato das mulheres estudarem mais que os homens e ainda assim, (Sem vírgula) ocuparem os cargos menos desejados, ou muitas vezes, no mesmo cargo, não obterem o mesmo salário. Algo que ocorre no Brasil e não apresenta perspectiva de melhora é a falta de equidade de gênero. É necessário que medidas governamentais sejam tomadas, como leis impedindo que empresas que não promovam a equidade de gênero permaneçam invictas.

O preconceito e o machismo ainda são os maiores obstáculos a serem enfrentados pelas mulheres, seja no mercado de trabalho ou mesmo dentro de casa, onde a mulher exerce ao mesmo tempo a tarefa de dona de dona de casa e profissional. E como um ciclo vicioso, o machismo passa de geração para geração, impedindo que a igualdade seja conquistada. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Desenvolva mais as ideias apresentadas, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200