A desigualdade de gênero é um grande desafio social até hoje para as mulheres. Deste modo, há muitos preconceitos ainda enfrentados, falta de trabalho, de oportunidade e baixo salário, e tudo isso trata-se se trata de questões históricas que ainda permanecem. (Desenvolva mais)
Neste sentido, antigamente mulheres tinham seus direitos, porém, (Sem vírgula) eram restritivos (Cite no texto). Assim, dependia do pai ou do marido; cuidava somente dos trabalhos domésticos e dos filhos; não podia votar e seu casamento era arranjado. Por conseguinte, durante o século XX elas conquistaram seu direito ao voto, ocuparam espaços nas fábricas e nas instituições e não dependem de autorização dos maridos para trabalharem. (Desenvolva os fatos apresentados)
Desta maneira, apesar de terem alcançado seus direitos, até hoje lutam contra esses preconceitos típicos, como: possuir filhos, de poder engravidar ou por não haver capacidade para ocupar posições mais altas. Outrossim, os homens recebem de salário 73% a mais que as mulheres por possuir cargos melhores e mais elevado que as mesmas (Reveja esse dado).
Em suma, as mulheres brasileiras ainda estão na luta de igualdade de sexo. Dessarte, deve-se dar as oportunidades da mesma maneira, respeitando as particularidades biológicas e não fazendo com que elas sejam inferiores. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, desenvolva mais os fatos que são apresentados no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |