A equidade de gênero refere-se a um tratamento igualitário para ambos os sexos, incluindo mesmas condições salariais e de trabalho. No entanto é notável a inferioridade da mulher para com sua média salarial em relação ao sexo masculino, o que gera um grande atraso em nossa sociedade.(Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
Segundos pesquisas feitas pelo (Ipea), Instituto de pesquisa econômica aplicada, mostram que (Reestruture) mesmo tendo mais anos de escolaridade, a média salarial das mulheres é um terço menor do que a dos homens. As mulheres continuam ganhando bem menos que os homens, mesmo quando ocupam até os mesmos cargo. (Desenvolvimento limitado)
Além disso, é visível a inferioridade feminina na ocupação de cargos de chefia e cargos de destaque, como presidente, diretora, gerente e a ausência feminina nos meios políticos e econômico. Isso mostra que não há de fato evolução na carreira feminina, e que quanto mais os cargos evoluem, menor é a presença feminina neles.
É necessário que os meios de comunicação, principalmente as mídias sociais (Vírgula) influenciem de forma positiva e encorajadora as mulheres a lutarem pela equidade de gênero no mercado de trabalho. Ademais, a educação é parte primordial neste processo, tornando-se necessário que no ensino básico as crianças já aprendam que embora meninos e meninas sejam diferentes visualmente, são iguais em direitos e merecem respeitos independentes do gênero que possuem. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das discussões, visto que estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |