Hipátia de Alexandria foi uma mulher que conquistou sua educação formal e política, apesar de não poder obter concessão para tal, (Sem vírgula) à época em que viveu. No entanto, isso ainda se perpetua, (Sem vírgula) ante o desprovimento de direitos que acomete outras mulheres e meninas mundo afora; principalmente nas esferas educacional e política brasileiras. Culturalmente enraizada, a misoginia se mantém como inibidora da paridade de gênero.
Filosofas no Período Antigo não foi um lugar-comum no espectro das ideias (Reestruture). Todavia, Hipátia dedicou por si mesma a buscar conhecimentos que lhe eram restritos. Ainda assim, sofreu perseguições tal qual Malala Yousefzai no mundo contemporâneo, quando da sobrevivência ao atentado do grupo terrorista talibã ela tornou maior a sua luta pela educação das meninas no mundo árabe. (Apenas expõe)
Dentro do cenário brasileiro, a equidade de gênero é respaldada constitucionalmente pela Lei Maior – contrário ao que ocorre na realidade arábica. No entanto, dados do Censo IBGE 2010 demonstram que as práticas, longe, se aplicam à lei. Enquanto 60% das mulheres frente a 40% dos homens formam no ensino superior, estes se sobressaem com ganho salarial 27,5% a mais dos que as primeiras – evidências de que mesmo estudando mais, as mulheres ganham menos.
Ademais, a sub-representação feminina na esfera política torna ainda mais excludentes os projetos do legislativo, já que segundo o Mapa da Violência 2015 apenas 16,0% dos cargos no Senado e 9,9% das cadeiras da Câmara são ocupados pelo sexo feminino, em uma população com prevalência deste. É notável, portanto (Vírgula) o disparate da participação da mulher na sociedade frente aos homens, ocasionado pelas raízes misóginas dos papéis sociais.
Esse é um desafio a ser erradicado pela inclusão. O Estado, enquanto agente na esfera federal (Vírgula) deve se responsabilizar pelo aumento de cotas da participação das mulheres na política, já que os atuais percentuais (30%) não se mostraram eficiente para a equiparação representativa no Legislativo. No contexto laboral, o comprometimento das empresas a fomentar a equidade salarial, para diminuir a desigualdade financeira, também se fará importante na medida em que minimiza contrastes de renda e gênero. Todavia, a partir do auxílio do Ministério da Educação (Mec) para a construção de uma escolaridade pautada no conhecimento dos seus direitos, poderá tornar as cidadãs mais cientes deles, seja por ver exemplos como Hipátia conquistá-lo ou Malala exercê-lo. Ademais, parafraseando esta última: uma menina, uma mulher, um livro e um trabalho podem mudar o mundo. (Evite esse tipo de construção)
Comentários do corretor
Elabore um projeto de texto para evitar lacunas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |