Uma luta interminável - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 20/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ser mulher desde sempre foi um desafio perante o mundo. Permeadas de desrespeitos e preconceitos, elas tiveram que se moldar ao que sociedade julgava ser coerente para as mesmas (Use somente quando houver sentido de igualdade). É fato que com o passar dos anos, (Sem vírgula) diversas reivindicações a esse respeito aconteceram e algumas vitórias foram conquistadas, como por exemplo, a instituição do voto feminino por, (Sem vírgula) o até então presidente, Getúlio Vargas, no ano de 1932. Infelizmente, porém, apesar das diversas mudanças ocorridas no mundo, em pleno século XXI, o Brasil ainda é um país majoritariamente machista, (Ponto final) Faz-se necessário, portanto, que medidas sejam tomadas, visando erradicar esse problema. (Sintetize as ideias centrais para que sejam discutidas no desenvolvimento do texto)

No mundo capitalista em que vivemos (Evite primeira pessoa), a tendência é que as grandes corporações procurem os mais fortes e aptos para o emprego, visando um maior lucro. Devido a isso, a população feminina, estigmatizada como fraca e incapaz, não consegue seu merecido lugar no mercado de trabalho com a mesma facilidade que possui o sexo oposto. Além disso, quando o cargo é conquistado, elas, muitas vezes, acabam recebendo salários menores do que deveriam, (Sem vírgula) apenas pelo seu gênero. Essas ações demonstram a tamanha diferenciação entre os gêneros e nos revelam a seriedade do problema. (Reestruture esse parágrafo de desenvolvimento)

Fora isso, é importante citar (Evite esse tipo de construção), as mais variadas situações nas quais a população feminina sente-se coagida e invadida pela parte masculina da sociedade. Podemos citar como exemplo, (Sem vírgula) o abuso sexual, muito mais recorrente com as mulheres e muitas vezes (Vírgula) ainda, sendo tido como falta de cuidado e culpa da vítima. Ademais, existem também, os diversos estigmas sociais, como o fato de algumas pessoas ainda acreditarem que elas devem limpar a casa e cuidar dos seus filhos, não servindo para nenhum outro tipo de atividade. Esses atos têm consequências profundas (Quais?) na vida dos que sofrem e devem ser mudados.

Com todos esses problemas, começaram a ganhar força movimentos feministas, apoiadas inclusive por alguns homens, diversas são as reivindicações, mas a principal delas é respeito. Espalhados por tudo mundo, apresentam-se na forma de passeatas e protestos, demonstrando uma melhoria da população se comparada com a forma de pensar antiga (Por quê? Desenvolva essa ideia no texto). Infelizmente, ainda não são suficientes para mudar o pensamento geral, mas já são um bom começo.

Diante do exposto, é de extrema importância que a mudança se inicie pela base, com as escolas constantemente transmitindo aos alunos a igualdade de gêneros e a importância da mulher no mundo. Além disso, os cidadãos precisam promover mais passeatas transmitidas à população através das redes sociais, visando ter um alcance mais amplo. Com essas mudanças, o respeito para com elas vai aumentar e conseguirão se igualar aos homens na sociedade e ter um emprego de qualidade. (Desenvolva a proposta de intervenção, pois está limitada)
 

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, pois isso auxiliará na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200