Uma revolução inacabada - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 20/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

São várias as conquistas que as mulheres brasileiras conseguiram ao longo do século passado. Direito ao voto, a fazer faculdade, trabalhar independentemente da autorização do marido ou pai, decidir quando e quantos filhos ter graças ao advento dos remédios anticoncepcionais (Reestruture esse período). Apesar de todas essas conquistas a equidade de gênero é uma revolução inacabada. (Desenvolva mais)

A sociedade do Brasil ainda está relacionada ao seu passado colonial. A formação familiar ligada ao patriarcalismo é aquela em que os pais e maridos tomam decisões, sustentam a casa enquanto a mulher cuida da criação dos filhos e do lar. Embora as mulheres trabalhem o mesmo horário que os homens, elas ainda fazem tarefas domésticas, isso faz com que tenham rotinas muito estressantes e desgastantes. (Reestruture esse parágrafo)

Apesar dessas rotinas elas ainda conseguem tempo para estudar e até formar em curso superior. O sexo feminino é maioria nas escolas de ensino fundamental e médio (Vírgula) além de serem maioria também em curso superior (Apresente um dado que comprove esse argumento). Apesar da maior qualificação profissional delas, eles ainda têm maiores salários como se não bastasse suas taxas de desemprego são menores se comparado com as mulheres mesmo aqueles desemprego ligado ou não a qualificação profissional. (Reestruture essa ideia)

Fica evidente, portanto, que a equidade de gênero é uma conquista ainda inacabada. Conquistas no âmbito social fizeram com que elas tivessem condições de buscar melhores empregos e garantir o direito aos estudos, mas para ela se tornar mesmo efetiva essas conquistas devem permear o seio familiar para que as tarefas domésticas sejam igualmente dividias (Vírgula) além de as das empresas também acabarem com o preconceito e garantir vagas e salários baseados na meritocracia. Fazendo assim com que a equidade de gênero seja mesmo ser efetiva. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das discussões. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200