A equidade de gênero, no Brasil, é um desafio a ser superado (Reestruture o sentido), visto que as mulheres são marginalizadas em vários níveis: socialmente, economicamente e politicamente, bem como inexiste, no país, uma política social que objetive melhorar a condição das pessoas do gênero feminino. (Reestruture e apresente a tese)
Relativamente à conjuntura existencial das mulheres brasileiras isso se evidencia no fato de que elas, embora tenham mais escolaridade que os homens, em alguns casos, em média recebem menos do que eles para exercer o mesmo tipo de trabalho. Além de que, politicamente falando, as mulheres têm uma representação muito pequena na ocupação de cargos políticos comparativamente com os homens, que são a maioria. No Senado Federal, do total de 81 senadores há apenas 12 mulheres. Na Câmara dos Deputados há apenas 50 deputadas de um total de 512. Num nível social, a condição das mulheres brasileiras, infelizmente, ainda é a de dona de casa submissa ao marido mantenedor do lar. (Reestruture as ideias desse parágrfo)
Outro aspecto a ser considerado é a inexistência, no Brasil, de um dispositivo legal que, amparado na Carta Magna, vise igualar a condição das mulheres em relação aos homens. Na Islândia, por exemplo, existe uma lei que determina a igualdade de salários entre os gêneros. (Desenvolva mais)
Desse modo, portando, (Redundância) fica claro que a equidade de gêneros, no Brasil, é um grande desafio a ser vencido. Nesse sentido, é imprescindível que o Governo Federal, usando do seu Poder Legislativo (Vírgula) produza uma lei que determine a reserva de vagas para as mulheres nos concursos públicos, bem como garanta a igualdade salarial independente do gênero. Só assim o desafio da equidade entre mulheres e homens será vencido (Reestruture essa ideia). (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |