O “American way of life” ( ou “estilo de vida americano”) foi desenvolvido na década de 20 para disseminar a cultura americana pelo mundo. Uma de suas características era vender a imagem da mulher como alguém frágil, dona de casa e dependente do marido. Apesar de tantos anos terem se passado, por questões culturais, a mulher ainda sofre com a inferiorização e, felizmente, a internet é um grande aliado na luta contra tal desigualdade.
Um exemplo da inequidade de gênero é o fato de que as mulheres recebem 30% a menos do que colegas de profissão do sexo masculino (Apresente a fonte do dado). Isso deve-se se deve, essencialmente, por questões culturais (Desenvolva essa ideia no texto). O homem é visto como mais forte e melhor intelectualmente, fazendo com que o “valor” da mulher seja menor não só no mercado de trabalho (Vírgula) como também socialmente, já que a quantidade de casos de violência e preconceitos é maior entre o grupo feminino.
Além disso, o Fórum Econômico Mundial afirma que serão precisos mais 217 anos para que haja igualdade salarial entre os gêneros. Entretanto, se as forças das mídias sociais forem maiores do que já são, esse tempo poderá diminuir. Vê-se um grande número de pessoas criando páginas e discussões acerca da diferença entre mulheres e homens. Graças à internet, um maior número de manifestações de cunho feminista está ocorrendo e isso só tende a crescer com o aumento do uso das redes sociais.
Logo, a desagradável imagem da mulher que foi enraizada devido a uma cultura discriminatória poderá ser mudada com o auxílio da internet, seja através de comunidades de debates e exposição de textos, como também por meio do apoio do governo ajudando e lutando junto com ONGs que apoiam as mulheres. Isso acarretará em uma maior divulgação do trabalho dessas organizações, abrindo espaço para educar e transformar mentes nos quais a segregação predomina.
Comentários do corretor
Excelente texto, mas algumas ideias precisam ser mais discutidas. Não deixe de exercitar a sua escrita. Você está no caminho.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |