Uma luta antiga - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 18/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O “American way of life” ( ou “estilo de vida americano”) foi desenvolvido na década de 20 para disseminar a cultura americana pelo mundo. Uma de suas características era vender a imagem da mulher como alguém frágil, dona de casa e dependente do marido. Apesar de tantos anos terem se passado, por questões culturais, a mulher ainda sofre com a inferiorização e, felizmente, a internet é um grande aliado na luta contra tal desigualdade.

Um exemplo da inequidade de gênero é o fato de que as mulheres recebem 30% a menos do que colegas de profissão do sexo masculino (Apresente a fonte do dado). Isso deve-se se deve, essencialmente, por questões culturais (Desenvolva essa ideia no texto). O homem é visto como mais forte e melhor intelectualmente, fazendo com que o “valor” da mulher seja menor não só no mercado de trabalho (Vírgula) como também socialmente, já que a quantidade de casos de violência e preconceitos é maior entre o grupo feminino.

Além disso, o Fórum Econômico Mundial afirma que serão precisos mais 217 anos para que haja igualdade salarial entre os gêneros. Entretanto, se as forças das mídias sociais forem maiores do que já são, esse tempo poderá diminuir. Vê-se um grande número de pessoas criando páginas e discussões acerca da diferença entre mulheres e homens. Graças à internet, um maior número de manifestações de cunho feminista está ocorrendo e isso só tende a crescer com o aumento do uso das redes sociais.

Logo, a desagradável imagem da mulher que foi enraizada devido a uma cultura discriminatória poderá ser mudada com o auxílio da internet, seja através de comunidades de debates e exposição de textos, como também por meio do apoio do governo ajudando e lutando junto com ONGs que apoiam as mulheres. Isso acarretará em uma maior divulgação do trabalho dessas organizações, abrindo espaço para educar e transformar mentes nos quais a segregação predomina.
 

Comentários do corretor


Excelente texto, mas algumas ideias precisam ser mais discutidas. Não deixe de exercitar a sua escrita. Você está no caminho.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200