Desigualdade de gênero nas empresas - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 17/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Apesar de a Constituição Federal garantir direitos iguais a todos, para 80% dos profissionais, a maior diferença de tratamento é percebida na promoção de liderança, a qual é notada, em sua grande maioria, composta por homens. Além da peleja das mulheres para contratação, consideradas o “sexo frágil” e as licenças as quais dispõe. (Reestruture o parágrafo de introdução. Desenvolva mais)

Outra ocasião que se observa esse discernimento é na folha de pagamento. Nesta conjuntura, pessoas do sexo masculino tendem a receber a mais que seu oposto, de modo igual possuindo semelhante cargo. Mesmo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevendo no seu artigo 5º que sendo executado trabalho de igual valor na mesma empresa, esse deve ser remunerado de forma igualitária, inclusive, sem qualquer discriminação. (Excelente argumento, no entanto faz-se necessário reestruturar o parágrafo)

Essa segregação permanece na ascendência empresarial. (Vírgula) oferecendo posição elevada àquele que não apresenta, fisicamente, uma fraqueza para a organização. Notando-se, em grande parte, não foi merecido por seus próprios méritos. (Desenvolvimento limitado. Reestruture)

Isto para aquelas que conseguem alcançar uma oportunidade de trabalho, pois ainda existe submissão na contratação pelo fato de temer a redução de seu grupo trabalhista em alguma necessidade, como a licença-maternidade. (Desenvolvimento limitado)

Certifica-se que é um grande desafio no ao Brasil a equidade de gênero, que pode ser combatida com respeito e vantagens de empregos iguais (Como assim? Reveja o sentido desse período). Leis trabalhistas que combatem este preconceito, não havendo resolução pelas firmas aplicar-se multas ou advertências a elas. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção) 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Elabore um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200