Apesar de inúmeros avanços que a mulher tem dado, no decorrer da história, para que tenham o mesmo reconhecimento que os homens, podemos pode-se perceber que ainda hoje há um olhar distinto da sociedade perante os dois gêneros. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
A luta da mulher por um reconhecimento igualitário ao dos homens começa há várias décadas com manifestações sociais para que tal reconhecimento lhes seja dado. O que deixa isso claro são as lutas feministas realizadas no século XX, como a que tornou o dia 08 de março o dia internacional da mulher, onde em que centenas de operárias morreram carbonizadas em um incêndio numa fábrica, (Sem vírgula) em protesto contra a carga horária de trabalho atribuída aos homens, que possuía uma considerável diferença em relação a jornada atribuída a elas.
A mulher, porém, vem conquistando cada vez mais espaço na sociedade, conseguindo tornar realidade o que antes eram apenas reinvindicações. Graças as suas persistentes lutas, elas conseguiram o direito de votar, de ocupar cargos que antes só eram ocupados por homens e assim conseguir ser mais independentes de seus maridos. No entanto, mesmo com essas conquistas, é possível perceber tratamentos distintos entre os dois sexos (Que tipo de tratamento distinto? Evidencie essa ideia no texto), já que é comum vermos (Evite primeira pessoa) telejornais noticiar diariamente casos de agressão doméstica e outros tipos de violência. Algo que deixa claro que a mulher, ainda hoje, é tida como “sexo frágil” (Reestruture essa ideia).
Portanto, percebe-se que (Vírgula) apesar de tudo, a mulher aos poucos vem adquirindo direitos e espaço na sociedade. Contudo, ainda há culturas machistas no mundo atual. Cabe ao poder público criar leis ainda mais eficientes para conter o machismo e proteger as mulheres para que elas deixem de ser vítimas de todos os tipos de violência. (Proposta de intervenção apresentada de maneira superficial. Desenvolva mais)
Comentários do corretor
Desenvolva mais algumas ideias apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |