Equidade de gênero - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 17/02/2018

Status:

Corrigida
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É notório que no Brasil as mulheres são vistas como inferiores aos homens. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: a desigualdade salarial, mercado de trabalho, cargos públicos. (Reestruture o parágrafo de introdução, apresente a tese e desenvolva mais)

Sabe-se que há uma grande dificuldade das mulheres na hora de entrar no mercado de trabalho, pois não é de hoje, que elas sofrem preconceitos por causa do seu gênero. (Reestruture)

Com o aumento da globalização e da consciência que as mulheres estão tendo para lutar contra esse preconceito, elas estão assumindo seu espaço na sociedade, estão se qualificando e estudando cada vez mais para não ficarem a baixo abaixo dos homens. (Reestruture)

Mas convém ressaltar que além de toda essa luta, as mulheres não estão tendo o mesmo ganho salarial, mesmo ocupando o mesmo cargo e de mesma qualificação, elas ganham a baixo abaixo deles. Porém ter acesso ao mercado de trabalho já é um grande avanço.

Como se vê (Evite esse tipo de construção), é difícil uma mulher entrar no mercado de trabalho e ter as mesmas condições de salário e cargo. Isso fica bem claro no Brasil, já que só teve uma mulher presidente da República. No cargo público só é possível sua entrada por meio de concurso público, pois nos de livre nomeação isso fica restrito (Reestruture essa ideia).

Portanto, deve haver políticas para melhorar a igualdade de trabalho, promover a igualdade de remuneração (Vírgula) por igual trabalho de igual valor, eliminar ou prevenir a discriminação de gênero. Pensar na igualdade de oportunidade para as mulheres e refletir na sua participação efetiva que exerce no cargo que ocupa. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200