É notório que no Brasil as mulheres são vistas como inferiores aos homens. Dentre tantos fatores relevantes, destacam-se: a desigualdade salarial, mercado de trabalho, cargos públicos. (Reestruture o parágrafo de introdução, apresente a tese e desenvolva mais)
Sabe-se que há uma grande dificuldade das mulheres na hora de entrar no mercado de trabalho, pois não é de hoje, que elas sofrem preconceitos por causa do seu gênero. (Reestruture)
Com o aumento da globalização e da consciência que as mulheres estão tendo para lutar contra esse preconceito, elas estão assumindo seu espaço na sociedade, estão se qualificando e estudando cada vez mais para não ficarem a baixo abaixo dos homens. (Reestruture)
Mas convém ressaltar que além de toda essa luta, as mulheres não estão tendo o mesmo ganho salarial, mesmo ocupando o mesmo cargo e de mesma qualificação, elas ganham a baixo abaixo deles. Porém ter acesso ao mercado de trabalho já é um grande avanço.
Como se vê (Evite esse tipo de construção), é difícil uma mulher entrar no mercado de trabalho e ter as mesmas condições de salário e cargo. Isso fica bem claro no Brasil, já que só teve uma mulher presidente da República. No cargo público só é possível sua entrada por meio de concurso público, pois nos de livre nomeação isso fica restrito (Reestruture essa ideia).
Portanto, deve haver políticas para melhorar a igualdade de trabalho, promover a igualdade de remuneração (Vírgula) por igual trabalho de igual valor, eliminar ou prevenir a discriminação de gênero. Pensar na igualdade de oportunidade para as mulheres e refletir na sua participação efetiva que exerce no cargo que ocupa. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |