A desigualdade de gênero no Brasil é uma herança histórica. Durante anos, por lei, os homens eram provedores e gestores dos bens familiares, enquanto as mulheres eram mantidas por esses recursos e responsáveis pelo zelo de tais. Vê-se então o desafio da equidade de gênero, pois, (Sem vírgula) os esses costumes mencionados anteriormente (Informação dispensáveis) estão enraizados na sociedade brasileira.
No decorrer dos anos, com influência de alguns fatores como a greve das costureiras e as guerras (Especifique), as mulheres foram inseridas em mais atividades do espaço público, porém, (Sem vírgula) com uma remuneração inferior. Ainda em um passado recente, empresas justificam este fator devido ao prejuízo causado por uma eventual gravidez, já que teriam o custo de dois funcionários com a mão de obra de apenas um. (Desenvolva mais, pois está limitado)
Através de movimentos, greves e protestos, (Dê um exemplo) as mulheres alcançaram grandes conquistas, o direito ao voto e a candidatura obtidos durante o governo de Getúlio Vargas é uma das mais populares. Entretanto, há problemas persistentes que vão além dos assuntos relacionados à política e a remuneração, questões como a violência doméstica, a cultura do estupro e o machismo, que ferem a saúde e a moral da mulher. (Desenvolva mais)
As medidas para a resolução do impasse é que os movimentos feministas e os demais grupos que lutam por causas públicas promovam palestras e debates sobre o assunto, sejam em escolas, nas mídias sociais ou na televisão, para que a população, principalmente os jovens, conscientize-se se conscientizem sobre a importância da equidade de gênero, e que com o passar das gerações os maus costumes sejam atenuados. (Desenvolva mais, pois está superficial. Reestruture)
Comentários do corretor
Desenvolva mais, pois as ideias apresentadas no texto estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |