A luta feminina pela igualdade entre sexos - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 14/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A equidade de gênero, um dos maiores desafios do Brasil, é cobrado por muitas mulheres, sobretudo as feministas. Isto ocorre porque existem desvalorizações e preconceitos profissionais e sociais sofridos pela mulher até os dias de hoje. Um exemplo disto é que a mesma (Use somente quando houver sentido de igualdade)  ainda é considerada por muitos o "sexo frágil. (Sem ponto final)".  (Desenvolva mais o parágrafo de introdução. Apresente um fato presente na coletânea)

É preciso frisar que, em se tratando de empregos, várias mulheres, embora exerçam a mesma profissão que o homem, não recebem o mesmo salário. Além disso, muitas destas continuam sendo vistas como incapazes de realizar trabalhos mais complexos (Por quê? Desenvolva essa ideia), como o militarismo pesado, os quais antes eram dados somente a homens.

Cabe ressaltar que o organismo feminino é diferente,em alguns aspectos, do masculino. No entanto, a mulher, com o seu empoderamento, tem apresentado um grande potencial, o qual, em alguns casos, ultrapassa o dos homens (Como assim? Reestruture essa ideia). Visto isso, percebe-se que as diferenças não interferem na eficácia das mulheres e (Vírgula) por isso, a desigualdade entre ambos os  de gêneros, (Sem vírgula) torna-se desnecessária.

Logo, a equidade de gênero é um desafio para a nação. Apesar disso, este pode ser vencido caso haja não só um maior reconhecimento da capacidade feminina, mas também igualdade nas condições salariais e profissionais para os dois sexos. Desta maneira, o país e todos os cidadãos serão amplamente beneficiados. (Proposta de intervenção limitada)

Comentários do corretor


Há boas ideias, porém limitadas. Desenvolva mais, apresente fatos. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200