Na perspectiva de Simone Beauvoir no seu livro “Segundo Sexo” (Vírgula) de 1949, foi feita uma análise detalhada sobre a opressão intensificada que as mulheres sofriam no século XX, na qual o homem e a mulher não partilhavam o mundo de modo igualitário. Economicamente os homens eram privilegiados com salários mais altos e maiores possibilidades de êxitos do que suas concorrentes femininas, sendo eles os ocupantes de maiores números em cargos importantes nas indústrias e na política. Essa desigualdade foi resultado de muitos séculos, tendo origem nos primórdios (Evite expressões clichês) da civilização quando o homem era o provedor e a mulher era a cuidadora dos filhos e dos afazeres domésticos. As discrepâncias entre os sexos persiste até os dias de hoje, fazendo-se necessário debates para minimizar esse atual desafio. (Excelente parágrafo de introdução)
Sobretudo (Use outra conjunção para dar início a primeira discussão do parágrafo de desenvolvimento), cabe ressaltar que foram necessárias muitas reinvindicações para a mulher obter o direito ao voto no século XX e as melhores condições de trabalho por meio da luta no 08 de março de 1857, momento pelo qual as mulheres lutaram para adquirir melhores salários e a diminuição da carga horário de 12 horas, no entanto isso não foi suficiente para sanar o preconceito e a desigualdade (Por quê? Explique esta ideia no texto). Visto que muitas mulheres brasileiras ainda são vítimas do preconceito no trabalho, ganham menos que homens exercendo o mesmo ofício (Reestruture essa ideia, pois, aparentemente, deveria completar o sentido do período anterior). São em grande porcentagem as maiores vítimas de difamação, humilhação e violência física por parte do homem.
Entende-se que a mulher fica em desvantagem em várias ocasiões no atual momento, dentre elas o dever de cuidar da casa, educar os filhos e exercer o trabalho remunerado. Essa sobrecarga pode causar um discaste desgaste emocional e físico, e muitas não têm a oportunidade de seguir uma carreira acadêmica. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 37,3% das famílias têm como base a renda familiar a labuta realizada pela mulher. A concepção de que a mulher é cuidadora e o homem é o provedor necessita ser superada por meio do diálogo e da ação.
Torna-se evidente, portanto, a necessidade de criar mecanismos para diminuir a desigualdade de gênero (Vírgula) sendo por meio de leis de igualdade salarial estabelecidas pelas políticas públicas e a fiscalizações para que essas sejam cumpridas. Cabe enfatizar ainda que a educação também é um dever do pai, que deve auxiliar a mãe, desta maneira equilibrando de forma harmônica os papéis sócias de cada um. Nas escolas os professores devem reforçar a intermédio da necessidade a importância da igualdade entre as meninas e os meninos. Os meios de entretenimento deveram deverão expor cada vez mais essa causa por meio de debates e palestras. Pois, (Sem vírgula) o objetivo não é a superiorizarão do sexo feminino, mas a igualdade plena dos gêneros. “A vontade geral deve emanar de todos para ser aplicada a todos (Fecha aspas), segundo Jean-Jacques Rousseau.
Comentários do corretor
Ótimo texto, no entanto algumas das ideias citadas no parágrafo de introdução devem ser retomadas ao longo do desenvolvimento do texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 750 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |