Um ideal de equidade - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 14/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A equidade de gênero é um fator que muito se tem discutido na atualidade. Embora esse direito seja assegurado pela Constituição Federal, o Brasil é um dos países com maior desigualdade entre os gêneros, sendo um desafio combater essa problemática. Isso ocorre, sobretudo, devido às raízes históricas do patriarcalismo e em virtude de uma lacuna de políticas públicas contra esse grupo social. (Ótimo parágrafo de introdução)

É importante destacar, de início, que na Antiguidade Clássica a mulher era vista como um ser inferior e sem equilíbrio, como mostra o mito (Qual? Apresente no texto, pois essa ideia está vaga) do deus Dionísio. Hoje, mesmo a realidade sendo outra (Como assim? Desenvolva essa ideia no texto), percebe-se, ainda, um preconceito com raízes amargas de uma cultura machista e patriarcal (Ideia um pouco redundante) permeada ao longo dos séculos. Nesse contexto, nascem os movimentos feministas - baseados nos ideais iluministas - visando a igualdade de direitos e a valorização da figura feminina.

Outrossim, destaca-se também a ausência de políticas públicas efetivas de combate ao preconceito de gênero, sobretudo no mercado de trabalho. Embora, (Sem vírgula) nas últimas décadas, (Sem vírgula) as mulheres brasileiras tenham conquistado papel fundamental no âmbito trabalhista, aumentado o nível de escolaridade e ampliado sua representação política, ainda há um longo caminho a percorrer quando se trata da equivalência de direitos em relação aos homens. Um exemplo disso é a desigualdade salarial que acomete o público feminino, chegando a ganhar 30% a menos no desempenho de uma mesma função trabalhista.(Reestruture a ideia central desse parágrafo)

É evidente, portanto, que apesar dos avanços conquistados, a equidade de gênero é um desafio a ser atingido na sociedade brasileira. Para tanto, a educação é fator primordial no combate à desigualdade. Desse modo, as escolas devem promover o senso crítico, através de aulas de sociologia, para que dessa maneira a igualdade de gênero seja enraizada desde a primeira infância. Em contrapartida, o poder Legislativo deve criar leis que legalizam a igualdade salarial entre homens e mulheres para que os direitos femininos sejam garantidos em sua totalidade. Além disso, a mídia, por meio de ficção engajada, deve auxiliar o público feminino no seu empoderamento de modo que o preconceito de gênero seja combatido no atual contexto social. Assim, alcançar-se-á uma sociedade igualitária e harmônica para ambos os gêneros.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta ótima ideias, porém precisam ser mais desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200