No cotidiano de todos os brasileiros escuta-se, frequentemente, que as mulheres estão conquistando o seu lugar no âmbito profissional, porém esse fato, na prática, nem sempre significa equidade de direitos trabalhistas. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
No ano de 1932, durante o governo de Getúlio Vargas, o voto feminino no Brasil foi permitido iniciando-se, portanto, uma maior participação das mulheres na democracia. No meio trabalhista, a mulher também conquistou o direito de prestar um serviço com a carteira assinada, entretanto em pleno século XXI, o homem acaba sendo o preferido e o que ganha maiores salários. (Reestruture essa ideia e desenvolva mais)
Um estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revela que mulheres recebem, aproximadamente, 23,6% (Reveja esse dado) a menos do que os homens mesmo em casos de cargos trabalhistas iguais. Muitas empresas, em uma entrevista de emprego, por exemplo, preferem contratar um homem à uma mulher, pois alegam àquele mais potencial do que esta última quando, na realidade, as mulheres trabalham não só em empresas como também em seus respectivos lares demonstrando, assim, serem capazes de desempenhar um ótimo trabalho tanto quanto o sexo masculino. (Reestruture essa discussão)
É de suma importância, então, que os nossos órgãos governamentais façam fiscalizações, juntamente com a Polícia Federal, nas empresas que são tendenciosas a um tipo de gênero e as punam conforme às leis vigentes para que possamos (Evite primeira pessoa) ter equidade de gênero não só no poder em votar, mas também no direito a salários e tratamentos trabalhistas iguais. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as discussões apresentadas nos textos, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |