O feminismo é um movimento social que visa a garantia de direitos políticos e sociais iguais para homens e mulheres. Em uma sociedade patriarcal onde em que a mulher é comumente inferiorizada, a conquista do acesso ao voto, ensino e trabalho protagonizam grande marco social. Entretanto, nota-se superioridade masculina já que, (Sem vírgula) homens recebem mais do que mulheres que ocupam o mesmo cargo, independente da qualificação da mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade).
A desigualdade salarial entre homens e mulheres pode ser ilustrada com muitos dados, entre eles, (Sem vírgula) o de que “50% das mulheres tem nove anos ou mais de estudo do que homens, porém persiste diferença no rendimento de trabalho”, de acordo com a Folha de São Paulo. Compete a este contexto uma discussão assídua, já que empresas de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país apresentam comportamento antiético e machista, já que a qualificação vem sendo colocada a baixo do quesito gênero. A remuneração salarial desigual entre homens e mulheres, que ocupam o mesmo cargo, na mesma empresa, podem ser justificados sem que possamos notar emprego de pensamento misógino? (Desenvolva)
Simone de Beauvoir dizia que somente o trabalho poderia garantir a mulher uma independência concreta. No Brasil (Vírgula) em 2017 (Víirgula) a desigualdade política e econômica entre os gêneros aumentou. Sendo assim, quais medidas poderão assegurar a mudança e a quebra de tais paradigmas? (Reestruture esse parágrafo)
A menina Malala uma vez disse que a educação é o poder das mulheres, aprimorando tal frase, (Reestruture essa ideia) a educação é o poder de todos e a maior arma para combater pensamentos patriarcais. O governo (Vírgula) por sua vez (Vírgula) deve tomar medidas onde a qual busque efetivamente aderir políticas igualitárias. Ademais a mídia deve exercer seu papel proporcionando discussão do tema e incentivo a movimentos. Quem sabe assim, uma sociedade igualitária deixe de ser utopia para o povo brasileiro.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (sobretudo sobre o desenvolvimento). Além disso, observe a relação equivocada entre título e texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |