Desde o século XVIII, inspirados por ideais iluministas, as mulheres lutam por mais direitos políticos e sociais. Tendo como exemplo o documento conhecido como “Declaração dos direitos da cidadã e da mulher” (Sem aspas; vírgula) de Olimpa Georges, em que se aponta a necessidade de equiparação dos direitos, uma batalha que se estende até os dias de hoje. (Apresente a tese)
Essa desigualdade está presente no mercado de trabalho, onde as mulheres ganham 30% a menos do que os homens, exercendo o mesmo cargo (Desenvolva mais essa ideia no texto). Além disso, muitas vezes são as únicas responsáveis pelas tarefas domésticas e educação dos filhos, tornando um desafio a conciliação com a vida profissional. (Desenvolva mais)
A posição do país (Qual país?), de acordo com o fórum econômico mundial, em 2017 (Vírgula) teve um declínio de 11 posições na igualdade de gênero, o primeiro recuo desde 2006. Essa queda, (Sem vírgula) aponta a falta de participação feminina na sociedade, em contrapartida vemos vê-se países como a Islândia colocando em vigor leis que legalizam a igualdade de salários entre homens e mulheres. (Organize as ideias desse parágrafo)
Dessa maneira percebe-se que ainda será necessário muita luta para se conseguir uma igualdade real (Vírgula) e medidas precisam ser tomadas. Como a criação e a ampliação do número de creches e pré-escolas diminuindo a carga feminina, equiparar papéis sociais entre os gêneros e criar leis que exijam das empresas a igualdade salarial, com fiscalização e multas por sua infração. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
Apresente mais fatos e os desenvolva. Elabore um projeto de texto, pois é um ótimo caminho para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |