A desigualdade de gênero é um desafio antigo na sociedade, pois as mulheres têm níveis de escolaridade mais altos (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação no texto), fazem mais tarefas domésticas desde pequenas e estão chefiando dada vez mais famílias no Brasil. Mesmo assim, elas continuam sendo desvalorizadas no ambiente de trabalho e ganhando (Vírgula) em média (Vírgula) menos que os homens, há quem acredita que as mulheres são inferiores aos homens e que seu único papel na sociedade é o de cuidar da casa e dos filhos, (Evite esse tipo de construção). A Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD) feita em 2015, aponta que o rendimento médio dos brasileiros era de 1808,00 R$, mas a média masculina era mais alta com R$ 2012,00 e a feminina mais baixa com R$ 15522,00. (Reestruture o parágrafo de introdução e apresente a tese)
Partindo dessa premissa, um dos desafios mais difíceis a ser alcançado pela ONU(Organizações das Nações Unidas) é a de “promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres”. Sob os mais variados aspectos, o desequilíbrio de gênero ainda se observa em questões centrais da sociedade moderna, como a representação política, as relações de trabalho e a oferta de oportunidades para o desenvolvimento econômico, ainda representa um enorme desafio para o futuro. (Desenvolva mais as ideias apresentadas nesse parágrafo)
Portanto, para se adequar a uma ressocialização de responsabilidade é necessário que a igualdade de remuneração seja quando homens e mulheres ganhem o mesmo pela mesma tarefa. (Reestruture e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |