- Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 11/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Sabemos que há muito tempo se busca igualdade entre homens e mulheres, (Evite esse tipo de construção) não só na vida política ou no contexto social de empregos e salários, mas essa relação está se dissolvendo em práticas e com dezenas de buscas por igualdade (Como assim? Reestruture), como por exemplo o fim da homofobia pelos homossexuais e fim da discriminação racial por negros e mulatos (Evidencie a relação de iniquidade entre homens e mulheres).

A escritora Olímpia de Gouges, baseada provavelmente em ideais recém apresentados ao mundo da revolução francesa, como liberdade, fraternidade e principalmente igualdade, fez de suas palavras um início do feminismo clássico ainda em uma época extremamente dominada pelos homens, machista e fechada, inclusive se compararmos comparado ao Brasil colônia patriarcal do mesmo período. Ela poderia ver seus ideais se concretizarem em alguns países como Islândia e Noruega, porém, não é o que ocorre na maior parte do mundo (Por quê? Desenvolva no texto).

Os grandes problemas do feminismo moderno são as diluições do que que foram ideais fortes e revolucionários em pedidos que, embora importantes, não deveriam tirar o foco do principal, como querer mostrar peitos nas praias ou de namorarem outras mulheres (Reestruture essa ideia para evitar a fuga ao tema). Perde força também pelo que falei acima (Evite esse tipo de construção), que nos dias de hoje existem diversos grupos querendo igualdade em diversos setores, inclusive com mulheres em dois ou mais de um grupos. Assim o governo, que nos representa (a todos) tem o árduo trabalho de, como diz o bom de acordo com o Direito, tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, mostrando que assim que se faz justiça. Inclusive nossa  a CLT(Consolidação das Leis trabalhistas) já protege as mulheres no Brasil de ter salários menores, pois ninguém pode receber um salário diferente pelo mesmo trabalho produzido. (Reestruture essas ideias)

Acredito (Evite primeira pessoa) que ainda estamos longe de que se tenha uma solução que não seja paliativa, mas se pudermos somar esforços para primeiro eleger representantes que tenham em mente uma fiscalização mais eficaz desta lei de salários, que possam mudar e introduzir mais esclarecimentos em forma de matérias obrigatórias nas escolas, matérias como Direito e nossa antiga e maravilhosa Educação Moral e Cívica, (Evite esse tipo de construção) poderemos dar o primeiro passo rumo a um sonho que teve seu estopim há mais de 200 anos. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200