- Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 08/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A igualdade de direito e oportunidade de gênero (Como assim? Ficou estranho. Reestruture) é uma conquista que toda sociedade deve buscar na sua construção como nação. A equidade exemplificada como “tratar desigual os desiguais”, ou seja, é prover maior auxílio para quem mais necessita (Reestruture a ideia desse período). Para sanar essa questão, devem-se levar em conta todos os dados, opiniões e políticas públicas viáveis.

É nítido pelos dados (Quais? Apresente no texto) de institutos econômicos como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que as mulheres possuem remuneração inferior ao homem. O papel coadjuvante da mulher em determinadas áreas remonta da formação da sociedade brasileira, como Gilberto Freire aponta em seu livro Casa Grande e Senzala, em que todos os componentes da sociedade sobreviviam ao redor da casa grande, como escravos e trabalhadores que estavam submissos ao poder patriarcal, inclusive as mulheres. A participação feminina no período colonial estava ligada basicamente nos trabalhos domésticos e dos criados da residência, posteriormente no século XX, direitos ao sufrágio universal e participação na política permitiram maior presença feminina nas grandes decisões do país.

Embora seja maioria no ensino superior, as mulheres ocupam pequena parcela em cargos de chefia nas empresas. Diversos fatores são apresentados como motivos para essa desigualdade na sociedade, como a dupla jornada que as mulheres realizam somado aos trabalhos domésticos, à cultura em determinados setores de trabalho em que a presença masculina é dominante como a engenharia civil. Porém, a busca por igualdade avança em alguns pontos, embora ainda pequena, os números do Tribunal Superior Eleitoral apontam que o número de mulheres em partidos políticos e em cargos do executivo e legislativo aumentou  aumentaram nas últimas décadas. O Ministério do Trabalho aponta que a taxa de mulheres com carteira assinada cresceu progressivamente nos últimos anos. (Exponha menos e desenvolva mais)

Portanto, a busca pela igualdade de gênero é primordial para o crescimento social brasileiro. Devendo a equidade ser usada para minimizar esse problema (Como assim? Igualdade e equidade são sinônimos. Reestruture essa ideia). Medidas como incentivo (Que tipo de incentivo) a participação feminina em áreas que são predominantes predominantemente masculinas, educação escolar e familiar para a importância dessa ação na sociedade, além de fiscalização de órgãos como o Ministério publico e secretarias do trabalho no tocante a igualdade de oportunidades, ajudaram ajudarão a conceber uma sociedade mais justa.
 

Comentários do corretor


Expoõe muitos fatos pertinentes ao tema, no entanto desenvolve pouco. Elabore um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200