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Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 08/02/2018

Status:

Corrigida
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Mulheres e homens coexistem, portanto qualquer tipo de sobreposição entre os gêneros é incoerente. Para aplicar a equidade entre os gêneros se faz faz-se necessário ampliar a visão dos problemas, (Sem vírgula) e entender a construção social dos homens e a sociedade patriarcal. (Desenvolva a ideia de sociedade patriarcal no parágrafo de introdução)

A forma como os homens são criados mudou muito pouco nos últimos 50 anos, segundo a instituição  Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres (?).  São educados para não ter nenhum traço e/ou ato feminino (Dê exemplos), porque isso é tido como ruim e banaliza sua virilidade. A masculinidade tóxica causa reproduções, ecos sociais, (Sem vírgula) ditando regras e cargas sobre os indivíduos, direcionando o seu ser, agir e pensar.

A ideia do homem sendo superior a mulher é uma construção enraizada nos anos 4000 a.c (época que o patriarcado começou a se propagar). E ao longo de todo esse período a mulher foi reprimida (De que maneira? Desenvolva no texto), tida inferior e submissa. Até mesmo grandes filósofos como Arthur Schopenhauer apresentaram os ideais patriarcais: "A mulher é um ser de cabelos longos e pensamentos curtos". Essa construção social ainda embutida no subconsciente coletivo, é um claro reprodutor de desigualdades de gênero.

Por conseguinte (Vírgula) a desafiadora equidade de gênero é algo muito mais vasto e de maior dificuldade que aparenta (Evite esse tipo de construção). A participação escolar é essencial para excitar discussões sobre o tema (para alunos e comunidade). A sua função se baseia em desconstruir e instruir, a nova geração e indivíduos, o ideal de equidade. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


O texto apresenta ideias pertinentes ao tema, mas precisam ser mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200