- Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 07/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

É inquestionável que na história do Brasil e do mundo, (Sem vírgula) as mulheres tiveram que defrontar as desigualdades de gênero impostas  a sua figura para conquistar seu espaço. Contudo isso não cessou, pois sabe-se ainda, que no Brasil, estando em um mesmo cargo que os homens, mulheres recebem em média 30% a menos que os homens, evidenciando de fato que isto não é um simples desafio a ser enfrentado exclusivamente pelas mulheres, mais mas uma problemática social que requer também a participação do Brasil como um todo, a fim de diminuir a desigualdade vigente.

A desigualdade salarial causa sentimentos de injustiça e constrangimento, outrossim as mulheres são impedidas de se desenvolverem na sociedade e seus vários setores como a política, por exemplo, proliferando divergências de gênero e rechaços. A problemática se faz presente e incita gerações futuras a promulgar a desigualdade e continuar a repetir padrões pré-estabelecidos no passado que subjulgavam as mulheres (Quais pradrões? Cite-os no texto). Empresas e organizações (Vírgula) além de não revelarem que existe a desigualdade de salários, também não declaram que tratam as mulheres de forma igualitária (Evite esse tipo de estratégia argumentativa. Apresente fatos e os desenvolva no texto).

Ademais (Vírgula) a falta de leis específicas para a proteção da equidade de gênero, e principalmente salarial, faz as empresas promovem suas próprias políticas de cargos e salários, pois não tem uma visão igualitária de homens e mulheres. Receando discussões com seu chefe, por uma busca de igualdade que provavelmente terminaria em desemprego, faz com que muitas mulheres desistam de lutar por equidade de gênero (Reestruture essa ideia). Segundo o filósofo francês Charles Fourier (Sem vírgula) a ampliação dos direitos das mulheres é o princípio básico de todo progresso social, (Ponto final) Assim (Vírgula) para ampliar a cidadania, o Brasil como um todo deve acabar com as divergências de modo que haja para todos um lugar onde seu colega não ganhe mais só por ser homem ou mulher. (Reestruture essa ideia)

Portanto (Vírgula) para solucionar isto (Vírgula) o Ministério da Justiça em conjunto com o Ministério do Trabalho devem discutir á a implementação de leis que determinam empresas e organizações terem políticas de igualdade salarial entre homens e mulheres para erradicar a problemática social. Assim como o Estado deve propor nas escolas e na mídia debates sobre a importância da equidade e o incentivo para a população reivindicar seus direitos na luta por uma sociedade justa e igualitária. Com isso não podemos nos (Evite primeira pessoa) esquecer da frase de Mahatma Gandhi:“devemos nos tornar a mudança que queremos ver” (Reestruture essa ideia)
 

Comentários do corretor


Há argumentos pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais explorados. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200