Pode-se dizer que no Brasil, (Sem vírgula) ainda encontramos desigualdades entre homens e mulheres com relação ao salário e ao emprego, mesmo possuindo a mesma qualificação. Hoje, com a implantação de novas leis que defendem as mulheres, vemos vê-se que elas já conseguiram obter grandes avanços na sociedade e que estão lutando contra o preconceito.
Segundo pesquisas do Fórum Econômico Mundial, o Brasil caiu onze posições, ficando em 90º lugar na lista do ranking de igualdade de gênero. Isso significa que nos últimos dez anos, a desigualdade só aumentou e observa-se que as mulheres ainda vêm sofrendo com esse problema (Desenvolva essa ideia no texto). Outro fator que tem sido muito frequente na sociedade brasileira são as taxas de feminicídio, principalmente mulheres negras que (Vírgula) nos últimos anos, tiveram um aumento de 51%. Além disso, as mulheres buscam ser mais independentes e mostrar que podem adquirir os mesmos direitos que os homens, não sendo vistas como pessoas inferiores
Portanto, apesar do preconceito, da violência e da desigualdade presentes no país, ainda é possível encontrar uma esperança de que isso possa mudar um dia. Durante todo o século XX, as mulheres já garantiram muitos direitos como o voto direto, exercer profissões importantes e ser também chefes de família para manter a educação e sustento de seus filhos. Enfim, as mulheres já conseguiram dar muitos passos, mas há muito o que conquistar para conseguir mudar essa forma de pensamento arcaico. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Discussões pertinentes ao tema, mas precisam ser mais desenvolvidas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |