A mulher e a luta pelos seus direitos - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 07/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Pode-se dizer que no Brasil, (Sem vírgula) ainda encontramos desigualdades entre homens e mulheres com relação ao salário e ao emprego, mesmo possuindo a mesma qualificação. Hoje, com a implantação de novas leis que defendem as mulheres, vemos vê-se que elas já conseguiram obter grandes avanços na sociedade e que estão lutando contra o preconceito.

Segundo pesquisas do Fórum Econômico Mundial, o Brasil caiu onze posições, ficando em 90º lugar na lista do ranking de igualdade de gênero. Isso significa que nos últimos dez anos, a desigualdade só aumentou e observa-se que as mulheres ainda vêm sofrendo com esse problema (Desenvolva essa ideia no texto). Outro fator que tem sido muito frequente na sociedade brasileira são as taxas de feminicídio, principalmente  mulheres negras que (Vírgula) nos últimos anos, tiveram um aumento de 51%. Além disso, as mulheres buscam ser mais independentes e mostrar que podem adquirir os mesmos direitos que os homens, não sendo vistas como pessoas inferiores

Portanto, apesar do preconceito, da violência e da desigualdade presentes no país, ainda é possível encontrar uma esperança de que isso possa mudar um dia. Durante todo o século XX, as mulheres garantiram muitos direitos como o voto direto, exercer profissões importantes e ser também chefes de família para manter a educação e sustento de seus filhos. Enfim, as mulheres conseguiram dar muitos passos, mas há muito o que conquistar para conseguir mudar essa forma de pensamento arcaico. (Apresente a proposta de intervenção)






 

Comentários do corretor


Discussões pertinentes ao tema, mas precisam ser mais desenvolvidas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200