- Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 06/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em 10 de dezembro de 1948, o Brasil foi o primeiro país a aderir à Declaração Universal dos Direitos Humanos, comprometendo-se a defender a liberdade e dignidade humana. Desse modo, é lamentável (Evite esse tipo de construção) que o Brasil seja uma referência negativa no que diz respeito à equidade de gênero, que  a qual se dá de forma injusta para com o sexo feminino. Assim, é necessário a adoção de medidas por parte do Poder Público para solucionar essa situação, ligada, sobretudo, à fatores sócio-históricos e sócio-culturais.

È É necessário observar, a princípio, que a construção histórica-social brasileira se deu de forma patriarcal (Desenvolva esse conceito no texto), desenvolvendo assim, (Sem vírgula) uma imagem inferiorizada da mulher (Desenvolva essa ideia de inferiorização da mulher) desde o princípio da formação do país. Nesse sentido, atividades domésticas e a educação dos filhos tornaram-se quase que deveres obrigatórios para o sexo feminino, que teriam que arcar com os desafios praticamente sozinhas (Reestruture esse período). Ainda hoje essa situação é recorrente e a mulher apresenta dessa forma dificuldade para conciliar vida profissional e casa. 

Outro desafio encontrado no âmbito da equidade de gênero é a diferença salarial. Vê-se que nos últimos anos houve um aumento na quantidade de mulheres integradas no mercado de trabalho, entretanto, a participação feminina ainda é reduzida. Mesmo apresentando grau de escolaridade maior, as mulheres ganham cerca de 30% a menos que os homens, demonstrando que ainda há, nessa perspectiva, uma influência história do patriarcalismo no Brasil. Organizações  Movimentos como o feminismo já foram feitas no intuito de denunciar essa problemática e defender a igualdade de gênero, mas os desafios ainda permanecem, necessitando assim que o Poder Público aponte soluções mais centralizadas ao problema.

Portanto, para que a equidade de gênero no Brasil seja uma realidade para sociedade brasileira contemporânea, é fundamental que o Estado organize fóruns, palestras e debates para população, de modo a esclarecer os Direitos Humanos e explicar que somos todos iguais, para que assim o "preconceito" seja vencido e o homem passe, por exemplo, a exercer tarefas domésticas. Ademais, é preciso que o governo adote isonomia salarial para todos os empregos, de modo a garantir a igualdade de gênero e respeitar a capacidade da mulheres (que é a mesma que a dos homens) de exercer tais atividades.

Comentários do corretor


Excelente texto, mas algumas ideias precisam ser mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200