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Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 05/02/2018

Status:

Corrigida
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Em 24 de fevereiro de 1932, Getúlio Vargas implantava o voto feminino no Brasil. No entanto, a ideia das mulheres serem, a grosso modo, iguais aos homens (Vírgula) realmente se consolidou no país? (Evite esse tipo de construção) Decerto, é inegável que na sociedade brasileira, (Sem vírgula) persiste a desigualdade de direitos e de tratamento para com o grupo feminino, fato esse que demanda um debate para a harmonia social nesse sentido. (Reestruture as ideias do parágrao de introdução)

Primeiramente, é de suma importância ressaltar que a desigualdade de gênero provém da antiga situação feminina no Brasil, na qual a mulher era figura submissa ao homem em todos os sentidos (Delimite), o que pode ser exemplificado na personagem Cordulina(Vírgula)  de " O Quinze" de Rachel de Queiroz, que era totalmente dependente e vassala do seu marido Chico Bento. (Desenvolva mais)

Nesse contexto, surge o femininismo como forma de defesa pela população feminina, que vêm tendo crescimento acentuado desde a década de 60, já que estava em contrapartida com o Regime Militar. Ainda assim, não foi o suficiente para superar a disparidade, principalmente, no âmbito empregatício. Em defesa de tal assertiva, estão os recentes dados que apontam, (Sem vírgula) que pouco mais da metade das mulheres acima de 15 anos trabalham, agravado ao fato de os salários para a camada feminina serem cerca de 25 a 30% menores que os dos homens.

Destarte, urge a necessidade do governo sentenciar políticas que deem direitos iguais às mulheres, e assim sentenciadas, se aglutinem à medidas de fiscalização e supervisão a discrepância de salários e vagas no mercado de trabalho entre gêneros, aplicando devidas penas a empresas e órgãos de todas as esferas, que não cumpram com tal anseio, para que haja equidade e tácita conciliação de direitos entre ambos os sexos (Vírgula) e faça jus ao lema de ordem e progresso dentro do Brasil. (Desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Elabore um projeto de texto e desenvolva mais as discussões apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200