- Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 05/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A desigualdade de gênero está historicamente impregnada na sociedade, em épocas passadas mulheres não tinham direito algum, a luta por reconhecimento político e social foi árdua, demorada e (Vírgula) ainda hoje, não foi conseguida em sua totalidade. No Brasil, mulheres recebem cerca de trinta por cento a menos que homens em termos salariais por executar mesmo cargo. E se engana quem pensa que esse termo se aplica somente a homens e mulheres, a comunidade LGBTQ também sofre com essa marginalização. (Reestruture essa ideia)

O feminismo teve início com a chegada da mulher no ao mercado de trabalho durante a revolução industrial, a luta contra salários medíocres e diversos abusos desencadeou o mesmo instinto em mulheres ao redor do mundo e em gerações futuras, como foi com as sufragistas e a conquista ao voto, inspirando as brasileiras a conseguirem o mesmo feito. E mesmo em dias atuais a luta é constante. (Reestruture)

O Brasil não fica atrás no quesito luta do sexo feminino, um dos nomes, infelizmente pouco conhecido, é o de Maria Felipa de Oliveira, militante considerada ‘Heroína da Independência da Bahia’ ou mesmo Dandara dos Palmares, que ao lado do marido Zumbi, defendeu o Quilombo. Mais recente, Maria da Penha, conseguiu que criassem uma ementa especifica à violência contra a mulher. Ainda assim há muito o que ser conquistado (Dê exemplos), cabe a nós não nos acomodarmos (Evite ideia de primeira pessoa) e continuar a luta até que sejamos política e socialmente.

É notório (Vírgula) portanto (Vírgula) que apesar das mudanças a situação ainda é crítica, visto que se trata de uma questão pública e política, cabe ao governo fazer valer as leis já existente, onde em que todos são iguais em direitos e deveres, ou mesmo se inspirar em países europeus (Quais? Dê exemplos) que promulgaram como lei a igualdade de salários entrem homens e mulheres. Cabe também a pais e educadores, (Sem vírgula) o dever de educar e conscientizar crianças sobre o sexismo. Só assim teremos uma sociedade onde gênero é somente uma característica.

Comentários do corretor


Desenvolva mais e apresente fatos, pois as ideias apresentadas estão limitadas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200