Em 1988, quando a Constituição Federal do Brasil estabeleceu em seu 5º artigo a relação jurídica de igualdade de gênero, que tem como teoria a igualdade de homens e mulheres, afirmando que, (Sem vírgula) todos têm tanto os mesmos direitos quanto as mesmas obrigações. (Desenvolva mais. Apresente a tese)
Entretanto, no ano de 2017, pesquisas feitas revelam que apesar de toda estrutura criada para quebrar o dogma da desigualdade, o Brasil caiu 11 posições no ranking de combate a desigualdade. Pelos cálculos realizados, seriam necessários cerca de 100 anos para a anulação total de tal controvérsia. (Desenvolva o fato)
Sendo assim, é indispensável a adoção de medidas capazes de assegurar o respeito ao gênero, (Ponto final) Convém, portanto, que o Ministério da Justiça juntamente com o Ministério da Segurança pública,criem estratégias capazes de progressivamente anular tamanho desrespeito á a população brasileira o mais rápido possível. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Embora apresente fatos no texto, não desenvolve. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |