A mulher e a contínua desigualdade com o homem - Banco de redações


Equidade de gênero no Brasil: um desafio?

Enviada em: 04/02/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O cenário mundial atual mostra a ascensão acessão feminina quanto à a participação no mercado de trabalho, (Ponto final) Entretanto essa paridade entre homens e mulheres (Ideia não mencionada anteriormente) ainda permanece divergente nos campos de atuação, cargos, salários e divisões de papéis. Realidade essa, (Sem vírgula) que aponta a necessária melhoria de políticas públicas.

Dados divulgados por sites de notícias (Mencione no texto) revelaram as medições feita pelo Fórum Econômico Mundial sobre o índice de igualdade global de gênero entre os países do mundo. Esse índice baseia-se nos dados de acesso à saúde, participação e oportunidade econômica, educação e emponderamento político. E, em 2017, apresentou o aumento da desigualdade entre mulheres e homens no mundo inteiro, principalmente no Brasil. (Apresenta fatos, mas não desenvolve)

Apesar das diversas conquistas femininas desde o século XIX (Cite um exemplo), nota-se ainda uma enorme distância entre as mulheres e homens em diversos cenários. No Brasil, é notório o julgamento cultural de trabalho meramente feminino e trabalho meramente masculino, ou a dicotomia mulher-cuidadora e homem-provedor. (Vírgula) em que Onde a mulher se sobrecarrega de atribuições profissionais e domésticas, além de sofrer violência de várias formas e o homem exerce as atividades profissionais com maiores salários e possibilidades de ascensão acessão.

Diante disso, evidencia-se a necessidade de criação de novas políticas públicas brasileiras e melhoria das existentes (Quais? Cite no texto), visando equilibrar a atenção da mulher no cenário econômico, político, de educação e de saúde, haja vista a sua contribuição para o crescimento desses, bem como, (Sem vírgula) uma forma de garantir o respeito dos seus direitos, promovendo autonomia e liberdade, além da diminuição da violência contra a mulher. (Desenvolva mais a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Desenvolva mais as ideias que foram apresentadas no texto, visto que estão limitadas. Elabore um projeto de texto, pois isso auxília na progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200