Em meados do século XVI, imperava-se no seio social brasileiro o modelo patriarcal de família, no qual integra-se nesse meio o homem e a mulher como gestores do ente familiar. Todavia, a relação existente entre estes era de plena desigualdade, sobretudo nos afazeres de casa e no mercado de trabalho, tendo ainda o fator violência atrelado a submissão desta. Em vista disso, ao longo que a sociedade avançou, essencialmente, (Sem vírgula) com a Constituição Federal de 1988, buscou-se que a igualdade entre estes dois seres fosse respeitada, mas, ainda, faz-se necessário políticas públicas que garantam isto, tendo em vista o descaso com os direitos conquistados pelas feministas. Assim, uma análise do exposto será fomentada (Evite esse tipo de construção).
Em primeiro lugar, evidencia-se o descaso no mercado de trabalho, em que homens e mulheres que exercem a mesma profissão e função recebem salários distintos; elas bem abaixo do deles. Isso pode ser denotado no que foi notificado pelo UOL: “ várias celebridades da Indústria Cinematográfica dos Estados Unidos, em primazia, mulheres, vieram a público questionar a desigualdade salarial que estavam sendo submetidas em pleno século XXI “. Já no Brasil este disparate é vislumbrado no meio político, uma vez que, (Sem vírgula) a maioria dos representantes do povo, ou seja, Deputados e Senadores, são homens, dado este que expõe a fragilidade, desigualdade e injustiça externada na sociedade, contra as mulheres; esta informação foi divulgada pelo Jornal da Rede Globo (Reestruture essa ideia. Evite esse tipo de construção).
Realizando outra análise Em segundo lugar, é importante ressaltar a inversão de papéis ocorrida na sociedade, no paralelo homem e mulher. Hoje, elas saem de casa em busca de emprego, têm oportunidade de argui de um estudo equivalente; enquanto eles ficam em casa cuidando dos filhos, além de realizarem afazeres, tal como: cozinhar e lavar a casa (Observe que você generaliza. Reestruture). Embora isso, estas ainda são vistas como inferiores, como exemplo, tem-se o elevado número de ocorrências sinalizadas pelas instituições policiais, (Sem vírgula) que alertam sobre a violência doméstica que elas estão sofrendo, fato que infringe e ataca drasticamente o princípio isonômico defendido pelo Estado de Direito, essa situação põe em cheque a busca de alternativas para conter esse cenário estarrecedor.
Urge, portanto, a necessidade de contornar-se essa situação. Para tanto, o poder judiciário deverá ser mais ativista de maneira a fazer valer o que é explicito na Carta Magna brasileira, e garantir a igualdade entre o homem e a mulher, com o fim específico de agir no mercado de trabalho punindo os que forem contra aos preceitos da equidade. Ademais, o Ministério da Justiça fomentará um projeto para que seja criado em zonas com mais de 50 mil habitantes delegacias especializadas que tenham a finalidade de atender mulheres acometidas por violência doméstica. E, por fim, a mídia disseminará essas ações de forma a endoculturar a sociedade, (Sem vírgula) para ela ser mais tolerante e harmônica.
Comentários do corretor
Observe que o texto ultrapassa o limite de 30 linhas. O texto apresenta ótimas observações acerca do que o tema propõe, no entanto elas precisam ser delimitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 150 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 650 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |