Ao longo dos anos, a mulher vem deixando de ser submissa ao homem e tornando-se independente. Como já visto em muitos livros de história (Vírgula) ou até mesmo em literaturas de estilos antigos, como "O Guarani", a mulher deixou da dependência do pai ou do marido para afazeres, não só domésticos, como também, (Sem vírgula) dentro de empresas (Reestruture essa ideia). Conquistaram direito ao voto, empregos que antes eram somente destinados a homens, como até mesmo, a presidência de uma república, como nunca visto antes. (Reestruture as ideias apresentadas no parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Já descrito visivelmente na sociedade, ela a mulher tem se igualado em cargos que somente dedicados a homens eram; mas há, nesse caso, uma grande controvérsia: enquanto o homem, nesse mesmo cargo, ganha um alto valor salarial, a mulher, por sua vez, não ganha, muitas vezes, dois terços do mesmo valor. Isso, além de mostrar uma grande arrogância com a mulher que, (Sem vírgula) a expõe expõe-a somente de fachada, é uma volta às décadas passadas. (Desenvolva mais e apresente dados)
Nas casas, em muitas podemos (Evite primeira pessoa) pode-se dizer, a mulher ainda cuida somente dos afazeres domésticos e de seus filhos, vezes por obrigação, vezes por escolha. O grande erro que vemos é que a sociedade ainda não aceita isso como um trabalho; para muitos homens, isso é somente um passatempo, sem saber o quão árduo, podemos dizer, é esse trabalho. Já, parte de pessoas do gênero masculino ajudam nos afazeres na casa. (Reestruture)
Muitos grupos lutam por direitos das mulheres, mas acabam exaltando-se no jeito em que pedem isso; e, acaba assim, passando uma mensagem de estupidez à a sociedade. Hoje, há a escandalização dessa luta. Lutar por seus direitos não é atacar símbolos e causar destruição, muito menos, (Sem vírgula) andar nu. Lutar por seus direitos é usar de inteligência e estratégia para ganhar. Um grande desafio, ainda que, (Sem vírgula) não deveria ser. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |