Homofobia: O mal do século - Banco de redações


Homofobia: um debate contemporâneo importante

Enviada em: 26/01/2018

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Corrigida
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Nos anos entre 1939 e 1945 o mundo tornou-se alvo dos ataques antissemitas de Adolf Hitler e testemunhou um dos piores atentados a raça humana: o extermínio de milhares de judeus que eram condenados por não pertencerem a raça ariana e não se adequarem aos padrões nazistas. No entanto Desse modp, o preconceito também é um problema atual do Brasil, a homofobia é caracterizada pelos ataques físicos, psicológicos e morais a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais), um mal que tem crescido ao longo dos anos e precisa ser resolvido.

Por muito tempo a homossexualidade foi vista como um tabu pela sociedade, por esta razão o crescente número de pessoas assumidas homoafetivas sofre rejeição e desrespeito por parte da população, principalmente pelos religiosos e pelas famílias conservadoras e patriarcais que os quais defendem que o relacionamento entre pessoas de mesmo sexo é um pecado. Dessa forma a violência surge como resposta a intolerância dessa parte populacional, como por exemplo o ataque terrorista em junho de 2016 a boate gay “Pulse” (Vírgula) que foi responsável pela morte de cerca de 50 pessoas em Orlando (Vírgula) nos Estados Unidos. Segundo o filosofo Jean Paul Satre“toda violência é uma derrota”, contudo essa afirmação não é distribuída igualmente entre os grupos sociais, visto que os gays em sua maioria sofrem ou já sofreram algum tipo de agressão (Vírgula) seja ela física ou moral. Assim a abstenção a essas pessoas dificulta o desempenho social que para grande parte dos heterossexuais é comum, como no trabalho e na adoção que já implica em um processo longo e burocrático e na maioria das vezes tornam-se mais cansativos e extensos para os LGBTs.

Toda via Todavia a proliferação do desrespeito a esse grupo é resultado da falta de cumprimento de leis (Quais? Cite no texto) que presam os direitos humanos, embora alguns casos de violência são sejam denunciados, muitos são arquivados ou não chegam a ser executados, visto que são punições leves como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) serviço comunitário o pagamento de fiança, assim os agressores ficam impunes e sujeitos a cometer novos crimes. (Observe a importância da retomada das ideias anteriores) Mas ainda existe uma falha na formação educacional das crianças que já crescem ouvindo dos pais que homossexualismo é errado e fomentam a violência, uma vez que as discussões nas escolas ainda são consideradas um tabu e são pouco aprofundadas.

Diante disso (Vírgula) medidas são necessárias para resolver o impasse. Cabe ao governo através do Ministério da Educação (MEC) promover palestras sócio educativas nas escolas para que os alunos aprendam a praticar o respeito e a empatia por seus semelhantes, acompanhados dos pais e de especialistas, como psicólogos e servidores sociais. Para Immanuel Kant (Vírgula) “o ser humano é aquilo que a educação faz dele” (Ponto final). A partir disso (Vírgula) para que exista mudança social (Vírgula) é necessário que haja mudança educacional. E imprescindível que o Poder Legislativo elabore leis mais rígidas (Vírgula) com penas maiores (Vírgula) que punam adequadamente qualquer tipo de ato ou agressão caracterizado pela opção sexual de um indivíduo, e que a policia militar esteja apta a vistoriar todas e quaisquer suspeitas (Vírgula) a fim afim de garantir o cumprimento da lei. Assim a violência e o desrespeito aos homossexuais deixaram deixarão de ser um problema no país.

Comentários do corretor


Observe que o texto ultrapassa o limite de 30 linhas. Além disso, fique atento ao desenvolvimento das ideias, seja mais objetivo. Selecione as ideias mais importantes e as desenvolva no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200