Homofobia nada mais é que a repulsa ou preconceito contra homossexualidade, ou seja, com o homossexual. É notório por quase toda a população que, no Brasil, o número de homofobicos só aumenta diariamente e em ritmo acelerado. Todos os dias são relatados casos, (Ponto final) Em 2016, foram mortas 343 pessoas lésbicas, gays, transexuais, bissexuais e travestis em nosso país – Dados levantados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB). É muito preocupante, pois muitos desses crimes não têm a punição que se deveria ter. (Apresente a tese)
Em uma de suas citações, o arcebispo da igreja angelicana, Desmond Tutu, frisa: “A orientação é dada, não é uma questão de escolha. Seria louco alguém escolher ser gay com a homofobia que temos hoje.” Contudo, em nossa contemporaneidade as atrocidades cometidas contra LGBT’S, (Sem vírgula) é incessante e com resultados nada bons. Essa situação já perdura desde muito tempo, em 2012, o maior número de vítimas foram jovens entre 19 e 25 anos, eles são o público alvo desses ataques de acordo com a secretaria de Direitos Humanos (SDH). (Desenvolva mais a ideia central)
No ano de 2016, foram relatados vários caos, merece destaque o do jovem Diego Vieira Machado, um paraense gay, negro e aluno da UFRJ, que foi encontrado morto às margens da ilha do fundão na Bahia de Guanabara. O mesmo (Use somente quando houver sentido de igualdade) estava sem roupas, sem documentos e apresentava marcas de espancamento, possivelmente ele foi morto por pauladas (Evite esse tipo de construção). O ocorrido, como de se esperar, choca o país e principalmente a família das vítimas , que, (Sem vírgula) quase sempre não são atendidos pela justiça.
Em suma, é notável que, (Sem vírgula) a homofobia é muito presente no Brasil e precisa ser debatida com mais frequência com a população, isso se quiser melhorar. Requer do Ministério da Educação (MEC) promover campanhas esclarecedoras sobre o assunto, uma das formas de conscientização é levar esse assunto para ser debatido nas escolas, para que desde cedo as pessoas tenham a consciência de que isso é errado. É de extrema importância também da Justiça Brasileira, (Sem vírgula) criar uma lei que aumente a pena dos agressores, pois assim, talvez, eles sintam um pouco de medo ao quererem praticar os delitos novamente.
Comentários do corretor
Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto, use fatos que evidenciem o problema apresentado. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |