Homofobia significa rejeição ou aversão que pessoas ou grupos nutrem pela comunidade LGBT (Lésbicas,Gays, Bissexuais, Transexuais). À medida que, (Sem vírgula) tal preconceito reproduz dados preocupantes relacionados a violência, torna-se necessário quebrar tabus e discutir sobre este tema. Uma vez que, (Sem vírgula) a opção sexual de alguém reproduz o ódio em outrem, percebemos (Evite primeira pessoa) o pensamento machista e sexista em que a sociedade está enraizada, precisamos mudar está realidade. (Reestruture)
O grande sociólogo Émile Durkheim, (Sem vírgula) diz que os fenômenos sociais tem origem na coletividade, logo, a homofobia não pode ser analisada nem solucionada tendo como base a individualidade. É incontestável que a sociedade ainda é movida pelo conhecimento empírico, e ainda que o processo de desmistificação seja considerado difícil, ele precisa ocorrer. Considerando que a constituição brasileira prevê a igualdade entre todos o que precisa ser feito na efetivação de leis e concretização ao combate pela homofobia? (Desenvolva mais, pois as discussões estão limitadas)
Em 1990 (Vírgula) a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista internacional de doenças, entretanto o assunto foi discutido em tribunais no ano de 2017, ocasionando debates nas redes sociais. Outro dado relativo é que pesquisas apontaram que a cada 25 horas uma pessoa morre por conta sua orientação sexual. É indubitável que vivemos uma realidade retrógrada. (Desenvolva mais, pois a discussão está limitada)
Émile Durkheim vem nos dizer que a educação é o fator moralizador, responsável por libertar indivíduos de visões egoístas, sendo assim, cabe ao governo o investimento efetivo nesta área para que a partir disto, (Sem vírgula) haja uma geração que não se apegue a tabus e dogmas e sim lutem por direitos indiscutíveis do ser humano. (Desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Desenvolva mais as discussões apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |