Segundo informações fornecidas pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a cada 25 horas uma pessoa LGBT (sigla para designar lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) é assassinada no Brasil, também contabilizaram um total de 343 mortes por homofobia em 2016, quase 1 morte por dia nesse ano. (Desenvolva o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Essas estimativas só marcam a falta de empatia e até mesmo de bom senso de nossa sociedade (Evite esse tipo de construção). Todo tipo de amor é bem-vindo, sendo de homem e mulher, homem e homem ou mulher e mulher. Essa falta de compreenção mobilizou a internet, e assim criaram a hashtag “Love is Love”, que significa, “Amor é Amor”, independente de raça, religião ou sexo, é uma questão de escolha, e não cabe a ninguém julgar. (Delimite e desenvolva os argumentos)
Levando em conta essa crescente taxa de LGBT’s no Brasil, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de lei para reconhecer a união estável de duas pessoas do mesmo sexo, mudando assim o Código Civil onde reconhece a entidade familiar como “união estável entre homem e mulher” para “união estável entre duas pessoas”, o que já garantiu um grande avanço contra a sociedade homofóbica, sendo que essa união já está contemplada em nossa lei. (Reestruture e desenvolva essa ideia)
Outras medidas também podem ser tomadas para essa conscientização, como o ator Paulo Autran disse: “Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade cultural contra preconceitos é válida”, sendo assim campanhas publicitárias, palestras sobre o assunto e também a própria educação em casa podem contribuir para um país sem preconceitos. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está limitada)
Comentários do corretor
Desenvolva mais os argumentos apresentados no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |