No Brasil, as discussões acerca dos desafios para a formação educacional de surdos oportunizam reflexões sobre a inclusão de deficientes auditivos no ambiente escolar. Nessa perspectiva, cabe ao governo e à população encontrar maneiras eficazes para minimizar as dificuldades de acessibilidade encontradas por esses alunos ao tentar ingressar nas escolas. (Apresente fatos, desenvolva mais o parágrafo de introdução)
Um dos aspectos relevantes associados ao acesso de estudantes surdos à escola diz respeito à carência de intérpretes e tradutores de Libras (Como assim? Reestruture). Devido à a formação desses profissionais não ocorrer de forma comumente, na maioria das vezes em sendo feita em ambientes informais como centros religiosos ou instituições não governamentais, há dificuldade em encontrar professores habilitados para acompanhar o ensino desses alunos. Como consequência disso, apesar de ser proibido por lei, muitas escolas negam a matrícula de estudantes surdos ou cobram taxas extras para a contratação desses especialistas. (Reestruture)
Cabe também mencionar que não só a falta de de intérpretes e tradutores obsta a inclusão de alunos com deficiência auditiva nas escolas, mas também a falta de preparo dos colegas de classe ou do grupo escolar no geral em saber lidar com estudantes com esse tipo de limitação, pois estar em um ambiente onde não se consegue comunicar dificulta qualquer tipo de aprendizado. Nessa perspectiva, a formação educacional de surdos no Brasil deve ser pautada no empenho coletivo.
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) cerca de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no Brasil. Isso sugere que, a despeito da Constituição Federal de 1988 garantir o tratamento isonômico, o país ainda apresenta uma realidade bastante desfavorável em relação à população surda. (Reestruture essa ideia)
Dessa forma, as implicações associadas à formação educacional de surdos no Brasil não podem ser desconsideradas. Embora seja necessária a inclusão desses alunos no ambiente escolar, somente a presença deles na escola não garante que eles estejam de fato incluídos. É preciso adaptar as atividades e investir na formação de docentes para facilitar o aprendizado de alunos com deficiência auditiva. Espera-se que o poder público e a comunidade trabalhem juntos para melhorar o acesso e a adaptação de surdos no ambiente escolar.
Comentários do corretor
"Inclusão de surdos no ambiente escolar". Desenvolva mais as ideias apresentadas no texto, uma vez que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |