A definição do termo família hoje é amplo, perde-se aquela ideia antiquada que precede conceitos religiosos cada vez mais. O conceito hoje varia de famílias formadas desde pais solteiros a homoafetivos. Porém a luta pelo reconhecimento social e Legal ainda é grande. (Reestruture, uma vez que não obedece a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Apresente a tese)
Em primeiro lugar (Vírgula) é importante dizer que direitos foram conquistados (Quais?), também se faz de mesma importância citar que a maioria de países (Quais?) com tais direitos, como casamento e adoção entre homossexuais ou mesmo adoção de crianças por solteiros, se encontra na Europa. O que nos leva a questionar o porquê de o continente americano (Vírgula) por exemplo, não contemplar dados similares. (Desenvolvimento limitado)
O Brasil vive em constante luta com relação a direitos da comunidade LGBT, o que chega a ser redundante, uma vez que a constituição prevê sua aplicação a todo e qualquer cidadão. O conservadorismo nacional chega muitas vezes a chocar. No entanto esse não é um problema isolado dessa comunidade. Homens ou mulheres com seus filhos também passam por similar preconceito em termos de aceitação social. (Desenvolvimento limitado)
Sendo assim, há de fato como mudar essa realidade? Tem de haver e certamente não será por falta de luta, a primeira medida deve ser tomada pelo governo, separando lei de religião e aplicando o direito já previsto em constituição, também punindo àquele quem a desrespeitar. Ongs ONGs, governo e sociedade em geral podem também trabalhar na produção de campanhas de conscientização e respeito. (Vírgula) mostrando que família não tem um molde único. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 210 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |