Sendo o primeiro núcleo no qual o individuo se insere: (Vírgula) a A família tem grande importância por ser aquela que capacitará a criança para ser um adulto íntegro, repassando bons costumes e condutas, educação e influências. Por ser um fenômeno originado pelos seres vivos (Vírgula) e os seres vivos estarem em constante evolução com o passar dos tempos, o conceito de família vem sendo modificado(Vírgula) e principalmente no século XXI levado a discussão.
Para os grupos conservadores (Vírgula) a definição de família se restringe a união de um homem com uma mulher e filhos, sendo as demais uniões não consideradas na concepção de família; para os contrários a essa ideia , família é um grupo independente do sexo dos seus componentes que partilha de uma vida em comum e que constrói laços independente de sanguíneos ou não (Evite esse tipo de construção). Muito comum são as pessoas idosas terem olhar averso a essa questão, talvez por terem vivido em períodos onde o modelo tradicional fosse praticamente absoluto na sociedade e por isso veem, (Sem vírgula)uma mudança deste conceito com certo medo. Entretanto, existem os preconceituosos, esses consideram a expansão do conceito como algo promiscuo e não toleram a sua ampliação. Monogamia, poligamia, união heterossexual ou homossexual e até mesmo uma pessoa que considera seu cão como membro da família, todos devem ser respeitados e aceitos como se intitulam, sem intolerância ou discriminação. (Reestruture)
O principal desafio dessa problemática é conseguir legitimar os novos tipos de família presentes na sociedade , enquanto isso não ocorre continuarão acontecendo embates para se conseguir igualar proteção e vantagens de direitos, (Sem vírgula) previdenciários aos outros tipos de família existentes. É necessário um ''olhar expansionista'' da questão e averiguação de toda sua mudança (Vírgula) pois com isso se terão modificações que afetarão todo um conceito antes fechado para as alterações necessárias.
''Eu duvido; logo penso, logo existo'', em sua celebre frase o filósofo Descartes evidencia a necessidade de se analisar criteriosamente para assim existir, se fazendo presente de fato nesse mundo. E isso é necessário para a amplificação do conceito família, (Sem vírgula) pensar, tendo em vista a sua necessidade devido a presença dos vários tipos de família. (Reformule)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |